Conceção e dimensionamento do chassis e sistema de travagem de um veículo de competição do tipo Formula SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/12200 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
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Conceção e dimensionamento do chassis e sistema de travagem de um veículo de competição do tipo Formula SAEChassisSistema de travagemFSAEMétodo dos elementos finitosDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia MecânicaA presente tese pretende contribuir para o desenvolvimento do projeto FCT Formula Student, realizado no DEMI-FCT/UNL, e tem como objetivo principal conceber dois novos chassis utilizando as regras gerais definidas pela organização Society of Automotive Engineers (SAE) e um segundo chassis, concebido de acordo com as regras alternativas da competição Formula SAE. Para a conceção dos chassis teve-se em conta estudos efetuados anteriormente, nomeadamente estudos sobre o sistema de suspensão e de transmissão. Fez-se a escolha do material a utilizar na fabricação do chassis e os processos de fabrico. Aborda-se ainda ao longo desta dissertação a conceção do sistema de travagem. Dimensionaram-se e escolheram-se os componentes do sistema, tendo sido avaliadas as temperaturas de funcionamento dos mesmos, de modo a garantir a capacidade de travagem nas condições normais de funcionamento. Utilizou-se o programa de modelação tridimensional SolidWorks para modelar e agrupar num conjunto de peças todos os componentes modelados. Para dimensionar e fazer a análise estrutural dos componentes, utilizou-se o Método dos Elementos Finitos (MEF), através do programa de simulação SolidWorks Simulation. Esta metodologia permitiu obter uma solução para o chassis, construído pelas regras gerais, com uma massa e uma rigidez torsional de 29 kg e 1126 N.m/º, respetivamente. Para o chassis, concebido de acordo com as regras alternativas da competição, obteve-se um veículo com uma massa de 38 Kg e uma rigidez torsional de 4167 N.m/º.Faculdade de Ciências e TecnologiaMartins, Rui F.RUNCosta, Bruno Alexandre Caldeira2014-06-19T14:28:18Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:16:14Zoai:run.unl.pt:10362/12200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:16:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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