ANÁLISE ESTÁTICA DE CHASSI BASEADA EM UM MODELO FORMULA SAE UTILIZANDO ANSYS
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Publication Date: | 2017 |
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Source: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
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Summary: | O chassi é a principal estrutura de um veículo. Nele estão acoplados todos os subsistemas do automóvel. Desta forma, esta estrutura deve ser projetada para garantir a absorção dos esforços provenientes das cargas permanentes, bem como das cargas acidentais nafinalidade de proteger o usuário que se encontra no interior do automóvel. A estrutura, portanto, deverá ser flexível para garantir a proteção do passageiro e leve para atender as demandas de velocidade e economia, dentre outras. O presente trabalho propõe a análise estática de um chassi modelo fórmula SAE, por meio de duas modelagens que utilizam elementos unidimensionais. Será conduzida uma análise de convergência com o uso do ANSYS. Desta forma serão avaliados o desempenho dos elementos e suas limitações. Buscar-se-á, também um modelo mais econômico, tomando-se como limites de sua viabilidade a tensão máxima admissível. |
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ANÁLISE ESTÁTICA DE CHASSI BASEADA EM UM MODELO FORMULA SAE UTILIZANDO ANSYSChassi. Análise de convergência. Elementos Finitos. Otimização.O chassi é a principal estrutura de um veículo. Nele estão acoplados todos os subsistemas do automóvel. Desta forma, esta estrutura deve ser projetada para garantir a absorção dos esforços provenientes das cargas permanentes, bem como das cargas acidentais nafinalidade de proteger o usuário que se encontra no interior do automóvel. A estrutura, portanto, deverá ser flexível para garantir a proteção do passageiro e leve para atender as demandas de velocidade e economia, dentre outras. O presente trabalho propõe a análise estática de um chassi modelo fórmula SAE, por meio de duas modelagens que utilizam elementos unidimensionais. Será conduzida uma análise de convergência com o uso do ANSYS. Desta forma serão avaliados o desempenho dos elementos e suas limitações. Buscar-se-á, também um modelo mais econômico, tomando-se como limites de sua viabilidade a tensão máxima admissível.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2082710.26512/ripe.v2i26.20827Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 108-112Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 108-1122447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20827/19198Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, D BShzu, Maura A MPereira Jr., E.D.M.Santos, T. C.2019-06-18T14:27:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20827Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-18T14:27:28Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 108-112 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 108-112 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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