Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cecília Maria Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13872
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
id RCAP_cad0a2995d500fd3027b0b2bb67ab29a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)O presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento da problemática da Cultura Organizacional no contexto associativo. O nosso desafio consistiu na exploração de algumas das principais investigações realizadas sobre esta problemática, tendo por base os principais especialistas na área. Sabíamos que, relativamente ao contexto associativo, no nosso país, existia uma escassez de trabalhos sobre as dimensões culturais das associações. Assim, o nosso propósito passou igualmente por despertar a atenção e o interesse pelas manifestações simbólicas desenvolvidas nas instituições de cariz associativo. Esta dissertação pretende reflectir sobre as especificidades culturais mais relevantes de uma Associação, perceber e discutir as regularidades e as dinâmicas ao longo da sua vida, dando destaque aos principais momentos e contextos de afirmação na comunidade. Caracterizar a Cultura Organizacional ao nível das manifestações, destacar os factores mais importantes que intervêm e condicionam o desenvolvimento da instituição, constituíram também objectivos deste trabalho. Assim sendo, esta dissertação estrutura-se em duas partes, sendo a primeira constituída pelo primeiro e segundo capítulo, onde se desenvolve todo o enquadramento teórico do estudo. No primeiro capítulo procuramos realizar uma abordagem à problemática da Cultura Organizacional, nomeadamente à sua génese e desenvolvimento. Procedemos a uma apresentação de concepções teóricas de forma a clarificar o sentido de Cultura Organizacional, que se apresenta como algo bastante complexo e multifacetado. Analisamos os dois pólos de análise da Cultura Organizacional: as focalizações teóricas e as manifestações. E, por último procuramos compreender o papel da liderança na construção da cultura de uma organização. O segundo capítulo, incide sobre a Cultura Organizacional no contexto associativo, procurando percorrer a expansão desta problemática ao nível dos diferentes contextos de investigação, levando-a até ao contexto associativo. Neste ponto procura-se evidenciar as políticas internacionais e nacionais que enquadram o desenvolvimento das associações, dando destaque às dimensões educativas deste contexto. No término, apresenta-se os estilos de liderança preconizados nas diversas organizações. A segunda parte (composta pelo terceiro e quarto capítulos) é dedicada à parte empírica, à apresentação e tratamento dos dados. Optámos por uma metodologia de tipo qualitativa, recorrendo a um estudo de caso de observação. Como técnicas de recolha de dados utilizámos a observação não participante, as entrevistas semidirigidas, a análise documental e as conversas informais. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as dimensões da liderança desempenham um papel determinante na construção da identidade da organização, sendo que “sentimos” que as realidades desta organização estão condicionadas pelo tipo de liderança que apresenta. Da mesma forma, os valores e crenças transmitidos aos seus membros (pela liderança) também influenciam a construção dessa mesma identidade. De igual modo, apercebemonos que, nesta organização especificamente (embora, cremos que noutras também, do mesmo tipo), o papel da comunidade é basilar, uma vez que interfere directamente em todo o desenvolvimento da cultura. Por último, apesar de este tipo de organização apresentar uma certa autonomia para a sua prática educativa, começa-se a desenhar a pressão e limitações por parte Estado, a este tipo de organizações do chamado Terceiro Sector, nomeadamente com o processo de certificação das respostas sociais, que são tuteladas pelo Estado.The present work intends to contribute to the knowledge of the problem that involves the Organizational Culture in an associativism context. Our challenge consisted in studying some of the main investigations carried out so far about this issue, having as background the main experts on this topic. We knew that, what comes to the associativism context, there are only a few studys done so far in our country about the cultural dimentions of associations. So, our purpose is also to attract the attentions and interest to all this kind of symbolic demonstrations developed in institutions that involve an associative purpose. This essay intends to think about the most relevant cultural specificities of an association, to realize and to discuss what happens more frequently and all the dynamics involved in the process along its life, giving special attention to its higher moments and to the contexts that involves the connection between institution and the surrounding community. We also wanted to study the Organization Culture at the level of the demonstrations and to highlight the most important factors that are behind the development of an institution. So, this essay is structured in two poles of analysis in the first part we have the first and second chapter, in which we explore all the theoretical study. In the first chapter we try to go through the expansion of this problematic of the Organizational Culture more precisely what involves its origin and consequent development. We try to show some of the theoretical concepts, so we can clarify the sense of Organizational Culture that appears to be quite complex and multifaceted. We have studied two points of analisys of the Organizational Culture: the theoretical actions or theoretical focusing and its demonstrations. At last, we wanted to understand the rolle of leadership in the construction of an organization´s culture. The second chapter is about the Organizational Culture in an association context, trying to go through the expansion of this problematic to the different levels of the context of this study. At this point we wish to highlight both national and international politics that involves the development of associations, giving special attention to the educative dimentions. At the end, its showed the different styles of leadership that exists in different organizations. In the second part (that involves the third and fourth chapters) is dedicated to the empiric level, so as the presentation and interpretation of data. We choose for a qualitative kind of method, having as background the study of a case that we have accomplished. The techniques we used to collect data were non-participating observation, semi-guided interviews documental analysis and informal conversations. The results point out to the importance of the leadership´s dimentions that have an important and determinant rolle in the construction of the identity of an organization. We became aware that certain realities of this particular organization were closely connected and influenced by the kind of leadership that exists in this organization. In the same way, the values and believes passed on to its members (by leadership) also influenced the building of this same identity. By the same way, we realized that in this particular organization, although we belief that in the others similar to this one happens the same, the role of the community is very important, because it interfears directly with the development of the culture. Although this kind of organizations seems to have a certain autonomy in what concerns to its educative project, it starts to appear that this organizations are being pressioned and limited by some government politics. We are referring to organizations from the so called third sector, specifically the ones that are working in their certification process, organizations that exists to give social responses to the involving community and are overviewed by the government. This institutions are being influenced on its internal functions and educative projects by some of the government guidelines, and that sometimes interfere with the identity of an organization.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoMachado, Cecília Maria Reis20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:07.478158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
title Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
spellingShingle Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
Machado, Cecília Maria Reis
371
title_short Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
title_full Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
title_fullStr Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
title_full_unstemmed Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
title_sort Cultura e processos de liderança em contexto associativo : um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de uma organização educativa
author Machado, Cecília Maria Reis
author_facet Machado, Cecília Maria Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cecília Maria Reis
dc.subject.por.fl_str_mv 371
topic 371
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13872
url http://hdl.handle.net/1822/13872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132488749023232