Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ayoub, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.11867
Resumo: Esta pesquisa descritiva analisa os desdobramentos da implementação curricular do circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física em duas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo/Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com docentes, gestores e alunos, totalizando 13 participantes. Concebendo o currículo como território de disputas e relações de poder, identificou-se que a intensa participação dos docentes e discentes nas ações de ensino, pesquisa e extensão tem conferido visibilidade ao circo para a produção de novos conhecimentos. Destaca-se também o relevante papel assumido pelos grupos de estudo e pesquisa atuantes nestas instituições, fomentando que muitos alunos egressos, hoje professores, incorporassem esses conhecimentos na escola básica, em projetos sociais, entre outros contextos de atuação profissional, alguns deles compondo, inclusive, grupos com enfoque artístico. Todavia, os exemplos investigados parecem não constituir maioria na realidade nacional, algo que pode vir a ser mapeado por outras investigações. Palavras-chave: Currículo; Ensino Superior; Educação Física; Circo   ABSTRACT This descriptive research examines the ramifications of curriculum implementation of the circus as a component in the initial training in Physical Education in institutions of higher education of the State of São Paulo/Brazil. Narrative interviews to teachers, administrators and students were made to a total of 13 participants. Viewing the curriculum as a territory of disputes and power relations, the intense participation of teachers and students in teaching, research and extension has given visibility to the circus in the production of new knowledge. The study highlights the important role assumed by study and research groups that are active in these institutions, encouraging many students graduating today, as well as teachers, to incorporate this knowledge in elementary school, in social projects, among other professional contexts, some of them including groups with an artistic focus. However, the examples investigated do not constitute a majority of the Brazilian national reality, something that could be mapped by other investigations. Keywords: Curriculum; Higher Education; Physical Education; Circus  
id RCAP_cad2d6462846846ec1403887a0e553ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação FísicaArtigosEsta pesquisa descritiva analisa os desdobramentos da implementação curricular do circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física em duas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo/Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com docentes, gestores e alunos, totalizando 13 participantes. Concebendo o currículo como território de disputas e relações de poder, identificou-se que a intensa participação dos docentes e discentes nas ações de ensino, pesquisa e extensão tem conferido visibilidade ao circo para a produção de novos conhecimentos. Destaca-se também o relevante papel assumido pelos grupos de estudo e pesquisa atuantes nestas instituições, fomentando que muitos alunos egressos, hoje professores, incorporassem esses conhecimentos na escola básica, em projetos sociais, entre outros contextos de atuação profissional, alguns deles compondo, inclusive, grupos com enfoque artístico. Todavia, os exemplos investigados parecem não constituir maioria na realidade nacional, algo que pode vir a ser mapeado por outras investigações. Palavras-chave: Currículo; Ensino Superior; Educação Física; Circo   ABSTRACT This descriptive research examines the ramifications of curriculum implementation of the circus as a component in the initial training in Physical Education in institutions of higher education of the State of São Paulo/Brazil. Narrative interviews to teachers, administrators and students were made to a total of 13 participants. Viewing the curriculum as a territory of disputes and power relations, the intense participation of teachers and students in teaching, research and extension has given visibility to the circus in the production of new knowledge. The study highlights the important role assumed by study and research groups that are active in these institutions, encouraging many students graduating today, as well as teachers, to incorporate this knowledge in elementary school, in social projects, among other professional contexts, some of them including groups with an artistic focus. However, the examples investigated do not constitute a majority of the Brazilian national reality, something that could be mapped by other investigations. Keywords: Curriculum; Higher Education; Physical Education; Circus  Instituto de Educação - Universidade do Minho2017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.11867por2183-04520871-9187Miranda, Rita de Cassia FernandesAyoub, Elianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:46.724417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
title Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
spellingShingle Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Artigos
title_short Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
title_full Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
title_fullStr Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
title_full_unstemmed Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
title_sort Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física
author Miranda, Rita de Cassia Fernandes
author_facet Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Ayoub, Eliana
author_role author
author2 Ayoub, Eliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Ayoub, Eliana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Esta pesquisa descritiva analisa os desdobramentos da implementação curricular do circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física em duas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo/Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com docentes, gestores e alunos, totalizando 13 participantes. Concebendo o currículo como território de disputas e relações de poder, identificou-se que a intensa participação dos docentes e discentes nas ações de ensino, pesquisa e extensão tem conferido visibilidade ao circo para a produção de novos conhecimentos. Destaca-se também o relevante papel assumido pelos grupos de estudo e pesquisa atuantes nestas instituições, fomentando que muitos alunos egressos, hoje professores, incorporassem esses conhecimentos na escola básica, em projetos sociais, entre outros contextos de atuação profissional, alguns deles compondo, inclusive, grupos com enfoque artístico. Todavia, os exemplos investigados parecem não constituir maioria na realidade nacional, algo que pode vir a ser mapeado por outras investigações. Palavras-chave: Currículo; Ensino Superior; Educação Física; Circo   ABSTRACT This descriptive research examines the ramifications of curriculum implementation of the circus as a component in the initial training in Physical Education in institutions of higher education of the State of São Paulo/Brazil. Narrative interviews to teachers, administrators and students were made to a total of 13 participants. Viewing the curriculum as a territory of disputes and power relations, the intense participation of teachers and students in teaching, research and extension has given visibility to the circus in the production of new knowledge. The study highlights the important role assumed by study and research groups that are active in these institutions, encouraging many students graduating today, as well as teachers, to incorporate this knowledge in elementary school, in social projects, among other professional contexts, some of them including groups with an artistic focus. However, the examples investigated do not constitute a majority of the Brazilian national reality, something that could be mapped by other investigations. Keywords: Curriculum; Higher Education; Physical Education; Circus  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.11867
url https://doi.org/10.21814/rpe.11867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130224104833024