O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999
Resumo: Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.
id CAMP_19c97ea5e556de57f8a7c3efa4f4668f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192262
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no BrasilCircus and curricular innovation in physical education teachers' education (PETE) in BrazilAtividades circensesEducação permanenteEducação físicaPermanent educationEducation, PhysicalCircus activitiesTeacher trainingHigher educationArtCurriculumArtigo originalCirco se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.Circus has become an innovative content for Physical Education (PE) programmes worldwide. In Brazil, various Physical Education Teacher Education (PETE) programs implemented circus instruction in their official undergraduate curricula. Based on a qualitative approach, we analysed professors' experiences in teaching circus at Brazilian universities. Thirty participants from 22 higher education institutions answered a questionnaire and live of them were selected to respond an in-depth interview. The results confirmed that circus is a sustainable pedagogical innovation in PETE. which contributes to increase sociocultural, historical. aesthetic and technical diversity. However, professors' approach focuses on basic skills with little regard to its artistic dimension. Furthermore, we found that circus pedagogy in PE may offer a creative logic to play with body and movement which integrates artistic expression to the development of physical ability and conditioning. We concluded that circus may help PE to enhance interaction with arts education.FechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192262porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:22:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:22:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Circus and curricular innovation in physical education teachers' education (PETE) in Brazil
title O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
spellingShingle O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Atividades circenses
Educação permanente
Educação física
Permanent education
Education, Physical
Circus activities
Teacher training
Higher education
Art
Curriculum
Artigo original
title_short O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
title_full O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
title_fullStr O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
title_full_unstemmed O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
title_sort O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
author Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_facet Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades circenses
Educação permanente
Educação física
Permanent education
Education, Physical
Circus activities
Teacher training
Higher education
Art
Curriculum
Artigo original
topic Atividades circenses
Educação permanente
Educação física
Permanent education
Education, Physical
Circus activities
Teacher training
Higher education
Art
Curriculum
Artigo original
description Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999
identifier_str_mv BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822341181440