Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21331 |
Resumo: | O presente relatório descreve a Unidade Didática desenvolvida com a turmas do 9º ano de Educação Visual e a colaboração de alunos e Professores do Curso Profissional de Multimédia na produção de um filme de animação. Aborda todo o percurso da prática docente de forma a dar resposta aos interesses e necessidades de aprendizagem dos alunos através do trabalho colaborativo entre docentes. Partindo desta finalidade, surge a seguinte questão que orienta este relatório: Que contribuição do trabalho colaborativo entre professores para o Ensino das Artes Visuais? Este relatório inicia com o enquadramento teórico, passando pelas metodologias aplicadas no desenvolvimento do projeto até a sua conceção. No final é feita a apresentação dos resultados, assim como a reflexão sobre a experiência desenvolvida. |
id |
RCAP_cad3fb60350b788f56395f58c7c8f6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuaisEducação artísticaEducação visualEnsino básico 2º cicloPrática pedagógicaTrabalho colaborativoTrabalho de projeto - MetodologiaO presente relatório descreve a Unidade Didática desenvolvida com a turmas do 9º ano de Educação Visual e a colaboração de alunos e Professores do Curso Profissional de Multimédia na produção de um filme de animação. Aborda todo o percurso da prática docente de forma a dar resposta aos interesses e necessidades de aprendizagem dos alunos através do trabalho colaborativo entre docentes. Partindo desta finalidade, surge a seguinte questão que orienta este relatório: Que contribuição do trabalho colaborativo entre professores para o Ensino das Artes Visuais? Este relatório inicia com o enquadramento teórico, passando pelas metodologias aplicadas no desenvolvimento do projeto até a sua conceção. No final é feita a apresentação dos resultados, assim como a reflexão sobre a experiência desenvolvida.This report describes the didactic unit developed with the 9th grade Visual Education classes, the collaboration of students and professors of the Multimedia Professional Course troug the production of an animated film. It covers the whole course of teaching practice in order to respond to students' interests and learning needs through collaborative work among teachers. Based on this purpose, the following question that guides this report arises: What is the contribution of collaborative work among teachers for Visual Arts Teaching? This report begins with the theoretical framework, going through the methodologies applied in the development of the project until its conception. At the end, the results are presented, as well as the reflection on the developed experience.Universidade de Aveiro2018-01-04T11:37:10Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21331TID:201936577porMartins, Ana Raquel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:04Zoai:ria.ua.pt:10773/21331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:53.891625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
title |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
spellingShingle |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais Martins, Ana Raquel Simões Educação artística Educação visual Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Trabalho colaborativo Trabalho de projeto - Metodologia |
title_short |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
title_full |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
title_fullStr |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
title_full_unstemmed |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
title_sort |
Cidade emocional: trabalho colaborativo em artes visuais |
author |
Martins, Ana Raquel Simões |
author_facet |
Martins, Ana Raquel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Raquel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Educação visual Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Trabalho colaborativo Trabalho de projeto - Metodologia |
topic |
Educação artística Educação visual Ensino básico 2º ciclo Prática pedagógica Trabalho colaborativo Trabalho de projeto - Metodologia |
description |
O presente relatório descreve a Unidade Didática desenvolvida com a turmas do 9º ano de Educação Visual e a colaboração de alunos e Professores do Curso Profissional de Multimédia na produção de um filme de animação. Aborda todo o percurso da prática docente de forma a dar resposta aos interesses e necessidades de aprendizagem dos alunos através do trabalho colaborativo entre docentes. Partindo desta finalidade, surge a seguinte questão que orienta este relatório: Que contribuição do trabalho colaborativo entre professores para o Ensino das Artes Visuais? Este relatório inicia com o enquadramento teórico, passando pelas metodologias aplicadas no desenvolvimento do projeto até a sua conceção. No final é feita a apresentação dos resultados, assim como a reflexão sobre a experiência desenvolvida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-04T11:37:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21331 TID:201936577 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21331 |
identifier_str_mv |
TID:201936577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612221382656 |