O projeto "Cidade emocional": um caminho partilhado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23318 |
Resumo: | Os documentos estruturantes da disciplina de Educação Visual definem a educação artística como essencial para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, devendo articular a imaginação, a razão e a emoção. A formação artística contribui para o desenvolvimento global da personalidade, da sensibilidade estética e da criatividade. O contato com experiências artísticas potenciam a construção de uma identidade pessoal, social e cultural. O desenvolvimento desta disciplina é estruturado em Unidades de Trabalho, que se organizam através da metodologia projetual. O projeto, aqui entendido como uma construção partilhada de saberes e aprendizagens, visa o alcance de objetivos comuns entre os seus intervenientes. O aluno assume um papel central e ativo e o professor surge como guia que acompanha e apoia todo o processo de aprendizagem. Tendo em conta as oportunidades que o projeto pode gerar enquanto metodologia de ensino, na questão central que se coloca neste estudo procura-se perceber a sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento global dos seus intervenientes na disciplina de Educação Visual, por um lado, nas aprendizagens dos alunos e, por outro, no desenvolvimento profissional dos docentes |
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O projeto "Cidade emocional": um caminho partilhadoEducação artísticaEducação visualTrabalho colaborativoTrabalho de projeto - MetodologiaDesenvolvimento profissionalProfissão docenteCriatividadeOs documentos estruturantes da disciplina de Educação Visual definem a educação artística como essencial para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, devendo articular a imaginação, a razão e a emoção. A formação artística contribui para o desenvolvimento global da personalidade, da sensibilidade estética e da criatividade. O contato com experiências artísticas potenciam a construção de uma identidade pessoal, social e cultural. O desenvolvimento desta disciplina é estruturado em Unidades de Trabalho, que se organizam através da metodologia projetual. O projeto, aqui entendido como uma construção partilhada de saberes e aprendizagens, visa o alcance de objetivos comuns entre os seus intervenientes. O aluno assume um papel central e ativo e o professor surge como guia que acompanha e apoia todo o processo de aprendizagem. Tendo em conta as oportunidades que o projeto pode gerar enquanto metodologia de ensino, na questão central que se coloca neste estudo procura-se perceber a sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento global dos seus intervenientes na disciplina de Educação Visual, por um lado, nas aprendizagens dos alunos e, por outro, no desenvolvimento profissional dos docentesThe structuring documents of the Educação Visual discipline define artistic education as essential for the development of the student's personal, social and cultural expression, and must articulate the imagination, reason and emotion. Artistic training contributes to the overall development of personality, aesthetic sensibility and creativity. The contact with artistic experiences fosters the construction of a personal, social and cultural identity. The development of this discipline is structured in Work Units, which are organized through the design methodology. The project, here understood as a shared construction of knowledge and learning, aims at achieving common objectives among its agents. The student assumes a central and active role and the teacher appears as a guide that follow and supports the entire learning process. Taking into account the opportunities that the project can generate as a teaching methodology, the central issue in this study seeks to understand its contribution to the development and global enrichment of its agents in the field of Educação Visual, on one hand, and on the other, in the professional development of teachers.Universidade de Aveiro2018-05-30T10:40:03Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23318TID:201941554porAbreu, Daniela Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:26Zoai:ria.ua.pt:10773/23318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.651464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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