Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Raquel Alexandra Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24043
Resumo: O relatório apelidado por “A musicalidade do ensino” compreende o período de formação em ensino da Educação Física de 2017 a 2019, com uma relação próxima com a minha atividade profissional, a dança. A intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, o palco em que a peça decorreu, permitiu-me realçar a perspetiva pedagógica inclusiva do agrupamento, que abarca um leque de oportunidades de formação pessoal e social. Já o bailado propriamente dito refletiu a minha identidade em todas as áreas. Na direção de turma, desempenhei funções pedagógicas e burocráticas, a partir das quais desenvolvi competências passíveis de serem postas em prática futuramente. Estas auxiliaram o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, onde considerei ter proporcionado experiências e aprendizagens de qualidade aos alunos em Educação Física e desporto escolar. A intervenção do núcleo na comunidade educativa teve um impacto positivo na mesma. O estudo efetuado permitiu sugerir melhorias na lecionação da Educação Física no primeiro ciclo, enquanto a atividade de dança e fitness realçou a cultura contextual. Por fim, este percurso académico exigiu um importante jogo de cintura num ritmo musical extraordinariamente rápido, concluindo que ser professora é dedicar a vida à transmissão de saberes a nível cognitivo, pessoal e emocional.
id RCAP_cadfe1ff8f9809745f0178b2737db6f2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim SerraAutonomiaDançaDesporto EscolarEducação FísicaIdentidade ProfissionalInvestigação-ação,Processo de Ensino e AprendizagemAutonomyDanceSchool SportsPhysical EducationProfessional IdentityAction ResearchTeaching-Learning ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório apelidado por “A musicalidade do ensino” compreende o período de formação em ensino da Educação Física de 2017 a 2019, com uma relação próxima com a minha atividade profissional, a dança. A intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, o palco em que a peça decorreu, permitiu-me realçar a perspetiva pedagógica inclusiva do agrupamento, que abarca um leque de oportunidades de formação pessoal e social. Já o bailado propriamente dito refletiu a minha identidade em todas as áreas. Na direção de turma, desempenhei funções pedagógicas e burocráticas, a partir das quais desenvolvi competências passíveis de serem postas em prática futuramente. Estas auxiliaram o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, onde considerei ter proporcionado experiências e aprendizagens de qualidade aos alunos em Educação Física e desporto escolar. A intervenção do núcleo na comunidade educativa teve um impacto positivo na mesma. O estudo efetuado permitiu sugerir melhorias na lecionação da Educação Física no primeiro ciclo, enquanto a atividade de dança e fitness realçou a cultura contextual. Por fim, este percurso académico exigiu um importante jogo de cintura num ritmo musical extraordinariamente rápido, concluindo que ser professora é dedicar a vida à transmissão de saberes a nível cognitivo, pessoal e emocional.The report named “The musicality of teaching” embrace my training period in Physical Education Teaching from 2017 to 2019 in a close relationship with my professional activity, dancing. The intervention at High School “Escola Secundária Poeta Joaquim Serra”, the stage where the play took place, allowed me to highlight the inclusive pedagogical perspective of the group, which encompasses a range of opportunities for personal and social improvement. The dance itself reflected my identity in all areas. In class direction, I performed pedagogical and bureaucratic functions, from which I developed skills that could be put into practice in the future. These helped the success of the teaching-learning process, where I considered to have provided quality experiences and learnings to students in Physical Education and school sports. The nucleus' intervention in the educational community had a positive impact on it. The performed research study allowed to suggest improvements in the teaching of Physical Education in elementary school, while the activity of dance and fitness highlighted the contextual culture. Finally, this academic path demanded a constant adaptative dance in an extraordinarily quick musical rhythm, concluding that being a teacher is dedicate life to the transmission of knowledge at the cognitive, personal and emotional level.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Raquel Alexandra Barbosa2022-04-06T19:30:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24043TID:202968863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:10.416150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
Correia, Raquel Alexandra Barbosa
Autonomia
Dança
Desporto Escolar
Educação Física
Identidade Profissional
Investigação-ação,
Processo de Ensino e Aprendizagem
Autonomy
Dance
School Sports
Physical Education
Professional Identity
Action Research
Teaching-Learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra
author Correia, Raquel Alexandra Barbosa
author_facet Correia, Raquel Alexandra Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Raquel Alexandra Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Dança
Desporto Escolar
Educação Física
Identidade Profissional
Investigação-ação,
Processo de Ensino e Aprendizagem
Autonomy
Dance
School Sports
Physical Education
Professional Identity
Action Research
Teaching-Learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autonomia
Dança
Desporto Escolar
Educação Física
Identidade Profissional
Investigação-ação,
Processo de Ensino e Aprendizagem
Autonomy
Dance
School Sports
Physical Education
Professional Identity
Action Research
Teaching-Learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório apelidado por “A musicalidade do ensino” compreende o período de formação em ensino da Educação Física de 2017 a 2019, com uma relação próxima com a minha atividade profissional, a dança. A intervenção na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, o palco em que a peça decorreu, permitiu-me realçar a perspetiva pedagógica inclusiva do agrupamento, que abarca um leque de oportunidades de formação pessoal e social. Já o bailado propriamente dito refletiu a minha identidade em todas as áreas. Na direção de turma, desempenhei funções pedagógicas e burocráticas, a partir das quais desenvolvi competências passíveis de serem postas em prática futuramente. Estas auxiliaram o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, onde considerei ter proporcionado experiências e aprendizagens de qualidade aos alunos em Educação Física e desporto escolar. A intervenção do núcleo na comunidade educativa teve um impacto positivo na mesma. O estudo efetuado permitiu sugerir melhorias na lecionação da Educação Física no primeiro ciclo, enquanto a atividade de dança e fitness realçou a cultura contextual. Por fim, este percurso académico exigiu um importante jogo de cintura num ritmo musical extraordinariamente rápido, concluindo que ser professora é dedicar a vida à transmissão de saberes a nível cognitivo, pessoal e emocional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-06T19:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24043
TID:202968863
url http://hdl.handle.net/10400.5/24043
identifier_str_mv TID:202968863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131176000028672