A metodologia de aprendizagem faz a diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Catarina Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3195
Resumo: Atualmente, existe cada vez mais a preocupação em simplificar o processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos ativos, com valores e competências, o que permite uma intervenção positiva na sociedade. O presente relatório tem como principal objetivo compreender a aliança entre estratégias neurodidáticas e aprendizagens significativas como modo de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem tendo em conta o professor, os alunos e a escola/comunidade educativa. Neste âmbito, foram aplicadas em contexto sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma com vinte alunos no 4.º ano de escolaridade, diversas intervenções educativas baseadas em estratégias neurodidáticas. Desta forma, no período da prática de ensino supervisionada foram elaboradas planificações, tendo por base o ensino personalizado e o contexto situado e vulnerável dos alunos. Por fim, com a análise dos resultados e das diferentes perspetivas dos intervenientes - alunos, professores supervisor e cooperante e estagiária - consideramos que os resultados obtidos comprovam que as diversas metodologias de aprendizagens adotadas são eficazes e essenciais para o desenvolvimento positivo dos alunos. Palavras-chave: neuroeducação; estratégias neurodidáticas; intervenção educativa; metodologias de aprendizagem; 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_cae177abec3556e52fc17a4134c176e0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de aprendizagem faz a diferençaEnsino Básico (1º ciclo)NeuroeducaçãoAprendizagens significativasAtualmente, existe cada vez mais a preocupação em simplificar o processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos ativos, com valores e competências, o que permite uma intervenção positiva na sociedade. O presente relatório tem como principal objetivo compreender a aliança entre estratégias neurodidáticas e aprendizagens significativas como modo de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem tendo em conta o professor, os alunos e a escola/comunidade educativa. Neste âmbito, foram aplicadas em contexto sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma com vinte alunos no 4.º ano de escolaridade, diversas intervenções educativas baseadas em estratégias neurodidáticas. Desta forma, no período da prática de ensino supervisionada foram elaboradas planificações, tendo por base o ensino personalizado e o contexto situado e vulnerável dos alunos. Por fim, com a análise dos resultados e das diferentes perspetivas dos intervenientes - alunos, professores supervisor e cooperante e estagiária - consideramos que os resultados obtidos comprovam que as diversas metodologias de aprendizagens adotadas são eficazes e essenciais para o desenvolvimento positivo dos alunos. Palavras-chave: neuroeducação; estratégias neurodidáticas; intervenção educativa; metodologias de aprendizagem; 1.º Ciclo do Ensino Básico.2023-01-13T15:39:20Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3195TID:203159896porCoutinho, Catarina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.653309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de aprendizagem faz a diferença
title A metodologia de aprendizagem faz a diferença
spellingShingle A metodologia de aprendizagem faz a diferença
Coutinho, Catarina Dias
Ensino Básico (1º ciclo)
Neuroeducação
Aprendizagens significativas
title_short A metodologia de aprendizagem faz a diferença
title_full A metodologia de aprendizagem faz a diferença
title_fullStr A metodologia de aprendizagem faz a diferença
title_full_unstemmed A metodologia de aprendizagem faz a diferença
title_sort A metodologia de aprendizagem faz a diferença
author Coutinho, Catarina Dias
author_facet Coutinho, Catarina Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Catarina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º ciclo)
Neuroeducação
Aprendizagens significativas
topic Ensino Básico (1º ciclo)
Neuroeducação
Aprendizagens significativas
description Atualmente, existe cada vez mais a preocupação em simplificar o processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos ativos, com valores e competências, o que permite uma intervenção positiva na sociedade. O presente relatório tem como principal objetivo compreender a aliança entre estratégias neurodidáticas e aprendizagens significativas como modo de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem tendo em conta o professor, os alunos e a escola/comunidade educativa. Neste âmbito, foram aplicadas em contexto sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma com vinte alunos no 4.º ano de escolaridade, diversas intervenções educativas baseadas em estratégias neurodidáticas. Desta forma, no período da prática de ensino supervisionada foram elaboradas planificações, tendo por base o ensino personalizado e o contexto situado e vulnerável dos alunos. Por fim, com a análise dos resultados e das diferentes perspetivas dos intervenientes - alunos, professores supervisor e cooperante e estagiária - consideramos que os resultados obtidos comprovam que as diversas metodologias de aprendizagens adotadas são eficazes e essenciais para o desenvolvimento positivo dos alunos. Palavras-chave: neuroeducação; estratégias neurodidáticas; intervenção educativa; metodologias de aprendizagem; 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22T00:00:00Z
2022-07-22
2023-01-13T15:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3195
TID:203159896
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3195
identifier_str_mv TID:203159896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634126028800