A metodologia de aprendizagem faz a diferença
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3195 |
Resumo: | Atualmente, existe cada vez mais a preocupação em simplificar o processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos ativos, com valores e competências, o que permite uma intervenção positiva na sociedade. O presente relatório tem como principal objetivo compreender a aliança entre estratégias neurodidáticas e aprendizagens significativas como modo de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem tendo em conta o professor, os alunos e a escola/comunidade educativa. Neste âmbito, foram aplicadas em contexto sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma com vinte alunos no 4.º ano de escolaridade, diversas intervenções educativas baseadas em estratégias neurodidáticas. Desta forma, no período da prática de ensino supervisionada foram elaboradas planificações, tendo por base o ensino personalizado e o contexto situado e vulnerável dos alunos. Por fim, com a análise dos resultados e das diferentes perspetivas dos intervenientes - alunos, professores supervisor e cooperante e estagiária - consideramos que os resultados obtidos comprovam que as diversas metodologias de aprendizagens adotadas são eficazes e essenciais para o desenvolvimento positivo dos alunos. Palavras-chave: neuroeducação; estratégias neurodidáticas; intervenção educativa; metodologias de aprendizagem; 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
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