Redes sociais : utilização e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, André Sá Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29119
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Coelho e Paulo Melo.
id RCAP_caf0201747f78a0ce8b78cd9dadfea32
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes sociais : utilização e motivaçõesSocial-mediaMotivaçõesUtilização das redes sociaisPersonalidadeDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Coelho e Paulo Melo.As redes sociais têm vindo a tornar-se numa ferramenta cada vez mais utilizada no nosso quotidiano, onde se tem observado um crescimento exponencial de utilizadores que acedem às diferentes plataformas diariamente. Paralelamente, as redes sociais são um veículo cada vez mais utilizado pelas Marcas, as quais adotam este meio para fazer chegar e/ou comunicar os seus produtos aos clientes, criando uma interação diferente entre estes dois sujeitos/participantes que não era possível haver no passado. Assim, torna-se importante perceber o comportamento do consumidor nestes canais de forma a que a interação tenha um maior efeito no target pretendido. Neste contexto, o presente estudo pretende investigar os motivos para utilizar as redes sociais em geral, desta forma inovando, pois a generalidade dos estudos considera apenas as motivações associadas à utilização de uma rede social específica. Para além disso, pretende-se compreender a utilização que as pessoas fazem das diferentes redes sociais e de que forma é que a utilização se relaciona com as motivações para a utilização das mesmas. Por fim, pretende-se investigar de que forma os traços de personalidade se relacionam com as motivações para utilizar estas plataformas. Os resultados obtidos, a partir de um estudo quantitativo, levaram à identificação de seis grandes motivações para a utilização das redes sociais. Paralelamente, os consumidores foram segmentados em função da utilização que fazem das redes sociais e também em função das motivações para a sua utilização. Esta análise permitiu identificar grupos com motivações diferentes e com utilizações diferenciadas das redes sociais. Finalmente, salientamos que identificámos traços de personalidade que explicam as motivações determinadas neste estudo, bem como determinámos a existência de cinco segmentos de utilizadores em função da utilização das redes sociais e ainda outros quatro segmentos de utilizadores resultantes das suas motivações para o acesso a estas plataformas.FEUC2015-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29119http://hdl.handle.net/10316/29119TID:201480107porCouto, André Sá Pereira - Redes sociais : utilização e motivações, Coimbra, 2015|Couto, André Sá Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:50.227587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais : utilização e motivações
title Redes sociais : utilização e motivações
spellingShingle Redes sociais : utilização e motivações
Couto, André Sá Pereira
Social-media
Motivações
Utilização das redes sociais
Personalidade
title_short Redes sociais : utilização e motivações
title_full Redes sociais : utilização e motivações
title_fullStr Redes sociais : utilização e motivações
title_full_unstemmed Redes sociais : utilização e motivações
title_sort Redes sociais : utilização e motivações
author Couto, André Sá Pereira
author_facet Couto, André Sá Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, André Sá Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Social-media
Motivações
Utilização das redes sociais
Personalidade
topic Social-media
Motivações
Utilização das redes sociais
Personalidade
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Coelho e Paulo Melo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29119
http://hdl.handle.net/10316/29119
TID:201480107
url http://hdl.handle.net/10316/29119
identifier_str_mv TID:201480107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Couto, André Sá Pereira - Redes sociais : utilização e motivações, Coimbra, 2015|
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133744310779904