Motivações de consumo de produtos orgânicos e utilização das redes sociais como meio propulsor de divulgação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tatiana Marcelino de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177692
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Campus Araranguá Curso: Tecnologias da Informação e Comunicação
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spelling Motivações de consumo de produtos orgânicos e utilização das redes sociais como meio propulsor de divulgação.Motivações de CompraProdutos OrgânicosTeoria da Cadeia Meios e FinsRedes SociaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Campus Araranguá Curso: Tecnologias da Informação e ComunicaçãoDiante do crescimento do mercado de produtos orgânicos, faz-se necessário aprofundar os estudos sobre o comportamento dos consumidores, suas reais motivações de compra bem como, as dificuldades e limitações nas estruturas de produção, fornecimento e comercialização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as motivações de compra dos consumidores e potenciais consumidores de produtos orgânicos. Dessa forma, será possível se aproximar de suas reais necessidades, a partir da compreensão do que mais valorizam ao comprar produtos orgânicos, seja em termos de atributos concretos (preço, aparência dos produtos), abstratos (sabor, qualidade) e ainda, fatores psicológicos (sentimento de segurança ao se alimentar, evitar sensações negativas), valores instrumentais (longevidade, viver bem a vida) e valores terminais (tranquilidade, felicidade). E assim, futuras pesquisas, poderão traçar estratégias de marketing para divulgação de produtos orgânicos, com ações em pontos de venda físico bem como, tendo como recurso, o e-commerce (comércio eletrônico) e as redes sociais. Na fundamentação teórica foi realizada uma análise exploratória da literatura em temas como: agricultura familiar, produtos orgânicos, consumo consciente e redes sociais. Por meio de um levantamento, elaborou-se um questionário, disponibilizado online no Google Forms, tendo sido obtidas 165 respostas válidas, e indicando que os respondentes são, na maioria, dos estados da região sul do Brasil, sendo que a maior parte com a idade entre 18 e 25 anos, prevalecendo o sexo feminino. Os respondentes destacaram que os produtos orgânicos que mais consomem são frutas, hortaliças e ovos. A maior barreira apontada foi o preço, seguida da falta de variedade e regularidade destes produtos nos pontos de venda. Os atributos de maior destaque foram: “não possuir agrotóxicos”, “ter selo, que comprove a origem destes produtos” e; a consequência mais lembrada, após o consumo: “segurança alimentar”; os valores mais importantes foram: “melhorar a qualidade de vida”, “viver bem a vida”. Os participantes são na maioria usuários de redes sociais, mostram-se interessados em ter mais informações sobre valores nutricionais, e locais de pontos de venda de produtos orgânicos. Enfim, acredita-se que, este trabalho contribuiu para novas proposições junto ao setor de alimentos orgânicos e, ainda, pode-se inferir uma reflexão mais ampla, quanto à necessidade de novos padrões de consumo, mais sustentáveis.The market for organic products is growing, it is necessary to deepen the studies on the behavior of the consumers, their real motivations of purchase as well as, the difficulties and limitations in the structures of production, supply, and commercialization. The main objective of this work is to analyze the motivations of consumers and potential consumers of organic products. In this way it will be possible to obtain information on organic products, terms in terms of concrete attributes, price, product appearance, abstract (taste, quality) and psychological factors (Feeling of safety when eating, avoiding negative sensations), instrumental values (Longevity, living life well) and terminal values (tranquility, happiness). And so, mere research, e-commerce marketing for the dissemination of organic products, such as actions, such as e-commerce, such as social networks. In the theoretical basis, an exploratory analysis of the literature was carried out on topics such as family farming, organic products, conscious consumption and social networks. By means of a survey, a questionnaire was elaborated, made available online in Google Forms, and 165 valid answers were obtained, and indicating that respondents are mostly from the southern Brazilian states, with the majority with Age Between 18 and 25 years, prevailing the female sex. Respondents stressed that the organic products they consume most are fruits, vegetables, and eggs. The biggest barrier pointed out in the price, in the lack of supply and regularity of these products in the points of sale. The most outstanding attributes were: not having pesticides, "have a seal, which proves the origin of these products" and; The most remembered consequence, after consumption: "food security"; The most important values were: "improving a quality of life", "living a life well". Participants are mostly social networking users, they are interested in more information on nutritional values and local organic product outlets. Finally, it is believed that this work contributed to new proposals alongside the organic food sector and, furthermore, one can infer a broader reflection, as well as the need for new patterns of consumption, more sustainable.Trierweiller, Andréa CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Tatiana Marcelino de2017-07-22T14:36:09Z2017-07-22T14:36:09Z2017-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177692porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-22T14:36:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177692Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-22T14:36:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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