Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco Miguel Lemos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19719
Resumo: Numa época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE.
id RCAP_caff957d072eb6c0ad292bc48b081ce8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico domésticoMulticritérioAHPPROMETHEEVeículos elétricosMulti-criteriaElectric vehiclesNuma época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE.At a time when the transport sector continues to be one of the activity sectors with the highest energy consumption, this is one of the main sources of greenhouse gas (GHG), causing high levels of air and noise pollution. As a result, they can severely damage human health and the ecosystems involved, so we humans have to start doing something to change the current state of our environment. Therefore, the Eletric Vehicle (EV), in particular, are provided as ecological and environmentally friendly, since during their displacement they do not emit harmful gases into the environment. The main goal of this dissertation is to analyze which is the most accessible which is the most affordable EV nowadays for his own use. For such comparison, the method AHP and the method PROMETHEE are applied to establish a ranking according to the performance in the selected criteria, due to the existence of implementation software and ease of understanding. For the structuring phase of the problem, the definition of criteria and respective weights was used the AHP method and for the evaluation of the alternatives, the various models of the EVs, in each of the criteria and their aggregation was used the PROMETHEE method.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Francisco Miguel Lemos de2022-02-01T12:08:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19719TID:202914747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:47.678773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
title Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
spellingShingle Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
Sousa, Francisco Miguel Lemos de
Multicritério
AHP
PROMETHEE
Veículos elétricos
Multi-criteria
Electric vehicles
title_short Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
title_full Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
title_fullStr Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
title_full_unstemmed Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
title_sort Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
author Sousa, Francisco Miguel Lemos de
author_facet Sousa, Francisco Miguel Lemos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Ribeiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco Miguel Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Multicritério
AHP
PROMETHEE
Veículos elétricos
Multi-criteria
Electric vehicles
topic Multicritério
AHP
PROMETHEE
Veículos elétricos
Multi-criteria
Electric vehicles
description Numa época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-01T12:08:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19719
TID:202914747
url http://hdl.handle.net/10400.22/19719
identifier_str_mv TID:202914747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131485672833024