Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19719 |
Resumo: | Numa época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE. |
id |
RCAP_caff957d072eb6c0ad292bc48b081ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico domésticoMulticritérioAHPPROMETHEEVeículos elétricosMulti-criteriaElectric vehiclesNuma época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE.At a time when the transport sector continues to be one of the activity sectors with the highest energy consumption, this is one of the main sources of greenhouse gas (GHG), causing high levels of air and noise pollution. As a result, they can severely damage human health and the ecosystems involved, so we humans have to start doing something to change the current state of our environment. Therefore, the Eletric Vehicle (EV), in particular, are provided as ecological and environmentally friendly, since during their displacement they do not emit harmful gases into the environment. The main goal of this dissertation is to analyze which is the most accessible which is the most affordable EV nowadays for his own use. For such comparison, the method AHP and the method PROMETHEE are applied to establish a ranking according to the performance in the selected criteria, due to the existence of implementation software and ease of understanding. For the structuring phase of the problem, the definition of criteria and respective weights was used the AHP method and for the evaluation of the alternatives, the various models of the EVs, in each of the criteria and their aggregation was used the PROMETHEE method.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Francisco Miguel Lemos de2022-02-01T12:08:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19719TID:202914747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:47.678773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
title |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
spellingShingle |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico Sousa, Francisco Miguel Lemos de Multicritério AHP PROMETHEE Veículos elétricos Multi-criteria Electric vehicles |
title_short |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
title_full |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
title_fullStr |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
title_full_unstemmed |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
title_sort |
Metodologia multicritério para seleção de um veículo elétrico doméstico |
author |
Sousa, Francisco Miguel Lemos de |
author_facet |
Sousa, Francisco Miguel Lemos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Teresa Ribeiro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Miguel Lemos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multicritério AHP PROMETHEE Veículos elétricos Multi-criteria Electric vehicles |
topic |
Multicritério AHP PROMETHEE Veículos elétricos Multi-criteria Electric vehicles |
description |
Numa época em que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de atividade com maior consumo de energia, este é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), provocando elevados níveis de poluição do ar e poluição sonora. Consequentemente podem danificar gravemente a saúde humana e os ecossistemas envolventes, pelo que nós, seres humanos, temos de começar a fazer alguma coisa para mudar o estado atual do nosso meio ambiente. Por isso, os Veículo Elétrico (VE), em particular, são apresentados como ecológicos e amigos do ambiente, dado que durante a sua deslocação não emitem gases nocivos para o ambiente, tendo como objetivo principal desta dissertação, prender-se na análise de qual é o VE mais acessível nos dias de hoje para o uso próprio dele. Para tal comparação, são aplicados o método Analytic Hierarchy Process (AHP) e o método Preference Ranking Organization METHod for Enrichment of Evaluations (PROMETHEE) para se estabelecer um ranking de acordo com o desempenho nos critérios selecionados, devido à existência de software de implementação e facilidade de compreensão. Para a fase de estruturação do problema, a definição de critérios e respetivos pesos foi usado o método AHP e para avaliação das alternativas, dos vários modelos dos VEs, em cada um dos critérios e sua agregação foi usado o método PROMETHEE. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-02-01T12:08:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19719 TID:202914747 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19719 |
identifier_str_mv |
TID:202914747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131485672833024 |