Autoconceito e adaptação social na adolescência: estudo exploratório de adaptação do programa PRODICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Hugo Tiago Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64246
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
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spelling Autoconceito e adaptação social na adolescência: estudo exploratório de adaptação do programa PRODICECaracterização e correlação de variáveis psicológicas e comportamentais da violência escolarDescription and correlation of psychological and behavioral variables of school violenceAdaptação socialAutoconceitoBullyingViolência escolarBullyingSelf-conceptSocial adaptationSchool violenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)O bullying é um problema mundial, que se manifesta de forma multifacetada e multidimensional, e que acarreta consequências negativas, quer para o aluno, quer para a comunidade escolar, e mesmo para a sociedade em geral. Neste sentido, a escola é um dos contextos que tem sido alvo de estudo e de amplo debate pelo preocupante fenómeno da violência escolar (Martins, 2013). O presente trabalho de investigação pretende perceber de que forma o autoconceito se relaciona com determinados comportamentos e atitudes dos alunos, e em que medida essa relação se associa à problemática da violência escolar e à prevenção da mesma. O estudo tem um caráter exploratório e correlacional, e os dados foram recolhidos através da aplicação da Escala de Autoconceito e do Programa de Deteção e Intervenção na Convivência Escolar (PRODICE), junto de uma amostra constituída por 2 turmas do 8.º ano de escolaridade. Apesar de não existirem resultados estatisticamente significativos, não sendo possível retirar conclusões validadas cientificamente, os resultados recolhidos parecem indicar que o autoconceito se encontra relacionado com diferentes indicadores comportamentais da violência escolar. Mais especificamente, os dados revelam uma tendência para valores mais baixos de autoconceito global estarem relacionados com níveis mais elevados de indicadores de problemas de comportamento e de violência escolar: conduta antissocial, apatia e retraimento, desvalorização de si mesmo, e dificuldade de compreensão das situações sociais. Por outro lado, o autoconceito positivo aparece relacionado com níveis mais elevados de ajuda e colaboração e conformidade social, ambos indicadores comportamentais protetores de situações de violência escolar. O presente estudo apresenta-se, assim, como um contributo importante para a compreensão dos fatores intervenientes no desenvolvimento de personalidades/perfis psicológicos e comportamentais potencialmente geradores de violência escolar. Da presente dissertação, são ainda tecidas algumas considerações finais, que incluem a reflexão sobre as limitações do estudo e a sugestão de possíveis linhas orientadoras para futuras investigações.Bullying is a worldwide problem that manifests itself in a multifaceted and multidimensional way and it has negative consequences for both the student and the school community, and even for society. In this sense, the school is one of the contexts that has been the subject of study and wide debate by the worrying phenomenon of school violence (Martins, 2013). This research aims to understand how self-concept relates to certain students’ behaviors and attitudes, and how this relationship is related to the problem of school violence and its prevention. The study has exploratory and correlational features, and the data were collected through the application of the Self-Concept Scale and the School Living Detection and Intervention Program (PRODICE), with an investigation sample of 2 classes from the 8th grade. Although there are no statistically significant results, so it is not possible to draw scientifically validated conclusions, the results seem to indicate that self-concept is related to different behavioral indicators of school violence. More specifically, the data reveal a tendency for lower global self-concept values to be related to higher levels of behavioral and school violence indicators: antisocial conduct, apathy and withdrawal, self-devaluation, and difficulty in understanding social situations. On the other hand, positive self-concept appears to be related to higher levels of assistance and collaboration, and to social compliance, both protective behavioral indicators of school violence. This study presents itself as an important contribution to the understanding of the intervening factors in the development of psychological and behavioral personalities/ profiles potentially related to school violence. Also, some final considerations are made, which include some discussion about the study limitations and the suggestion of possible guidelines for future investigations.Almeida, Leandro S.Universidade do MinhoMaia, Hugo Tiago Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64246por202411885info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:56.535469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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