Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Leandro de Campos Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3486
Resumo: Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Este capítulo é expositivo do estágio pedagógico, sendo composto pelos objetivos deste, pela descrição metodológica que este tomou, com a respetiva descrição da minha atuação, enriquecido pela reflexão do labor desenvolvido na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, com orientação do Professor Nuno Rodrigues, no ano letivo de 2012/2013. Os objetivos do estágio são a aquisição de competências que complementem a bagagem teórica, obtida em todo o meu percurso académico, fortalecer competências relacionais com a comunidade, ser capaz de aplicar a melhor estratégia face ao contexto, educando para uma vida ativa. Na metodologia é referida a caraterização da amostra, respetivos alunos lecionados e a forma que o planeamento tomou. Expondo reflexões no âmbito das ações desenvolvida no proveito do estágio pedagógico, que envolveu direção de turma, desporto escolar, atividades do núcleo de estágio e do grupo disciplinar. Esta aprendizagem foi fulcral, sentindo-me capaz e dotado de aptidões para ser um profissional de excelência, propagando a importância e o valor da área, visando a melhoria da qualidade de vida, através de um estilo de vida saudável, um estilo ativo. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95). e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registados de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de p<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (p>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade.
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Na metodologia é referida a caraterização da amostra, respetivos alunos lecionados e a forma que o planeamento tomou. Expondo reflexões no âmbito das ações desenvolvida no proveito do estágio pedagógico, que envolveu direção de turma, desporto escolar, atividades do núcleo de estágio e do grupo disciplinar. Esta aprendizagem foi fulcral, sentindo-me capaz e dotado de aptidões para ser um profissional de excelência, propagando a importância e o valor da área, visando a melhoria da qualidade de vida, através de um estilo de vida saudável, um estilo ativo. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95). e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registados de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de p<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (p>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade.Chapter 1 This chapter is expository teaching stage, being composed of the objectives of this, the methodological description that this took, with the respective description of my work, enriched by reflection of the work developed in the Secondary School Quinta das Palmeiras, with supervision of teacher Nuno Rodrigues, in academic year 2012/2013. The objectives of the training are to acquire skills that complement the theoretical knowledge obtained throughout my academic, strengthen relationship skills with the community, be able to apply the best strategy against the background, educating for an active life. The methodology is that the characterization of the sample, respective students taught and the way that the planning took. Exposing position regarding the actions carried out in the teaching practice, which involved toward classmates, school sports, the core activities of the group stage and discipline. This learning was central, feeling capable and equipped with skills to be an outstanding professional, spreading the importance and value of the area in order to improve the quality of life through a healthy lifestyle, active style. Chapter 2 Purpose: The aim of this research was to determine the percentage of students with overweight and obesity and to investigate whether there is significant variability in BMI,% BF, and WC between years (7th to 12th grade) in each gender in a juvenile population. Methods: A total sample is composed by 273 students, 127 male (middle age = 14,75 e standard deviation=1,95) and 149 female students (middle age = 14,69 e standard deviation =1,82). The morphological parameters were recorded according the international recommendations, resorting to instruments with renowned reliability. There followed the classification of obesity index of subjects, according the international cutoffs of BMI to gender and age. We resorted to the ANOVA test (followed by post-hoc Tukey test) to study the variability of these parameters by years of schooling, being the value of P <0.05. Results: For the totality sample, there are 13% of students with overweight, 4% obese, 4% thinness and 79% with normal IMC. There are significant differences between 7º, 9º and 11º grade, in male gender for the students with overweight (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º=0%) and obesity (7º=3,2%, 9º grade=0% e 11º=16,7%). There is also significant variation in males on the PC for the previously mentioned school years (7th = 71.87, 9th grade = 73 and 11 = 80.78). For females there were no significant changes (P>0.05) of these parameters depending on the grade. Conclusions: The study shows the reality of Secondary School Quinta das Palmeiras and at which point of the situation, the problem of obesity is found.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMonteiro, Leandro de Campos Gomes2015-06-05T13:49:45Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:53.756874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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