Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5899 |
Resumo: | Numa época em que a concorrência e a competitividade vigoram, é crucial ter em consideração determinados aspetos que possam melhorar a atratividade das empresas. São sobretudo esses aspetos que as empresas devem trabalhar com a finalidade de conquistarem os melhores candidatos. O presente trabalho tem como principal objetivo descobrir quais os fatores que influenciam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego. Após um enquadramento teórico do processo de recrutamento será utilizada uma metodologia quantitativa com base na aplicação de um inquérito com uma amostra de 537 jovens. Do presente inquérito resultaram uma série de recomendação para as empresas de recrutamento com o intuito de melhorarem o seu processo de recrutamento junto dos jovens. Das conclusões obtidas salientam-se a mensagem que o CEO transmite, bem como as práticas sociais que as empresas desenvolvem. |
id |
RCAP_cb2591d3a9e113d70eaaa45242f66346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de empregoFatores EmpresariaisMotivações dos Jovens Em Busca de EmpregoRecrutamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNuma época em que a concorrência e a competitividade vigoram, é crucial ter em consideração determinados aspetos que possam melhorar a atratividade das empresas. São sobretudo esses aspetos que as empresas devem trabalhar com a finalidade de conquistarem os melhores candidatos. O presente trabalho tem como principal objetivo descobrir quais os fatores que influenciam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego. Após um enquadramento teórico do processo de recrutamento será utilizada uma metodologia quantitativa com base na aplicação de um inquérito com uma amostra de 537 jovens. Do presente inquérito resultaram uma série de recomendação para as empresas de recrutamento com o intuito de melhorarem o seu processo de recrutamento junto dos jovens. Das conclusões obtidas salientam-se a mensagem que o CEO transmite, bem como as práticas sociais que as empresas desenvolvem.In a time where competition and competitiveness rule it´s important work aspects that improve attractiveness in order to companies invite the best candidates. The following paper has the main objective to find the factors that make an influence in recruitment of young people. After the theoretical framework we will use a quantitative methodology with a questionnaire. The same questionnaire contains one sample of 537 young people between 18 and 25 years old from both sexes. They all have a superior academic degree. We achieve a sort of conclusions in order to make the recruitment process better. The most important conclusions are the importance of CEO´s message and social practices applied by the companies.Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraRosário, Ana RitauBibliorumMarcos, Ana Isabel Guerra2018-08-30T15:41:19Z2015-11-102015-10-52015-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5899TID:201640899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:44.809704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
title |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
spellingShingle |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego Marcos, Ana Isabel Guerra Fatores Empresariais Motivações dos Jovens Em Busca de Emprego Recrutamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
title_full |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
title_fullStr |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
title_full_unstemmed |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
title_sort |
Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego |
author |
Marcos, Ana Isabel Guerra |
author_facet |
Marcos, Ana Isabel Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira Rosário, Ana Rita uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos, Ana Isabel Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores Empresariais Motivações dos Jovens Em Busca de Emprego Recrutamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Fatores Empresariais Motivações dos Jovens Em Busca de Emprego Recrutamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Numa época em que a concorrência e a competitividade vigoram, é crucial ter em consideração determinados aspetos que possam melhorar a atratividade das empresas. São sobretudo esses aspetos que as empresas devem trabalhar com a finalidade de conquistarem os melhores candidatos. O presente trabalho tem como principal objetivo descobrir quais os fatores que influenciam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego. Após um enquadramento teórico do processo de recrutamento será utilizada uma metodologia quantitativa com base na aplicação de um inquérito com uma amostra de 537 jovens. Do presente inquérito resultaram uma série de recomendação para as empresas de recrutamento com o intuito de melhorarem o seu processo de recrutamento junto dos jovens. Das conclusões obtidas salientam-se a mensagem que o CEO transmite, bem como as práticas sociais que as empresas desenvolvem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-10 2015-10-5 2015-11-10T00:00:00Z 2018-08-30T15:41:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5899 TID:201640899 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5899 |
identifier_str_mv |
TID:201640899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136363327520768 |