Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16089
Resumo: Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente.
id RCAP_1189f0efdb22de32734cd0f030e256f3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresasMercado de trabalhoGestão de recursos humanosOferta de empregoRecrutamentoFraudeInternetFraudeRecruitmentAssiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente.There is currently an exponential growth in the use of the internet and online social networks in the labor market. This fact contributes to significant changes in organizations, especially at the level of recruitment. This reality, while providing advantages, also suggests some restraints that related parties involved do not always control. It is in this context that the research aims to report the existence of false ads with content on the internet and in online social networks. The goals of this research are to understand this problem, its characteristics, motives, the individuals that are responsible, dissemination platforms, individual knowledge of this reality, potential impacts for companies and candidates and influence the future choices of employment. To this end, two complementary studies were performed: one qualitative and other quantitative; and as an instrument of data collection was used the documentary analysis and an online questionnaire, respectively.2018-06-11T14:19:00Z2021-06-11T00:00:00Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-192017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16089TID:201791218porMargarida Marçal Saruga Ferrão Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:48.384823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
title Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
spellingShingle Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
Mercado de trabalho
Gestão de recursos humanos
Oferta de emprego
Recrutamento
Fraude
Internet
Fraude
Recruitment
title_short Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
title_full Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
title_fullStr Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
title_full_unstemmed Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
title_sort Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
author Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
author_facet Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Gestão de recursos humanos
Oferta de emprego
Recrutamento
Fraude
Internet
Fraude
Recruitment
topic Mercado de trabalho
Gestão de recursos humanos
Oferta de emprego
Recrutamento
Fraude
Internet
Fraude
Recruitment
description Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19T00:00:00Z
2017-12-19
2017-10
2018-06-11T14:19:00Z
2021-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16089
TID:201791218
url http://hdl.handle.net/10071/16089
identifier_str_mv TID:201791218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134850491351040