Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30090 |
Resumo: | Os primeiros serviços de Apoio Psicológico em Instituições de Educação Superior surgiram a partir do apoio circunstancial que um mentor oferecia ao estudante para ajudá-lo a resolver dificuldades acadêmicas ou para recomendá-lo ao mercado de trabalho. Atualmente, os serviços de apoio têm organizações bastante diversificadas, havendo aqueles que privilegiam a intervenção com o estudante e que atuam sobre três períodos da trajetória de um aluno na Educação Superior - a entrada, a frequência ao curso e a saída/inserção no mercado de trabalho-, e aqueles que apoiam os alunos indiretamente por meio do aumento da efetividade educacional obtida a partir de ações junto aos professores e à equipe pedagógica. Se, historicamente, a atuação dos psicólogos escolares se deu de em uma perspectiva mais individualista de atenção ao estudante, contemporaneamente, as intervenções estão mais orientadas por uma compreensão sistêmica de atuação que engloba diferentes dimensões e atores do processo educativo. |
id |
RCAP_cb38dc1ca57b8762b02e4ad0254b0c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em PortugalPsicologia escolarApoio psicológicoAtuaçãoEnsino superiorCiências Sociais::PsicologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs primeiros serviços de Apoio Psicológico em Instituições de Educação Superior surgiram a partir do apoio circunstancial que um mentor oferecia ao estudante para ajudá-lo a resolver dificuldades acadêmicas ou para recomendá-lo ao mercado de trabalho. Atualmente, os serviços de apoio têm organizações bastante diversificadas, havendo aqueles que privilegiam a intervenção com o estudante e que atuam sobre três períodos da trajetória de um aluno na Educação Superior - a entrada, a frequência ao curso e a saída/inserção no mercado de trabalho-, e aqueles que apoiam os alunos indiretamente por meio do aumento da efetividade educacional obtida a partir de ações junto aos professores e à equipe pedagógica. Se, historicamente, a atuação dos psicólogos escolares se deu de em uma perspectiva mais individualista de atenção ao estudante, contemporaneamente, as intervenções estão mais orientadas por uma compreensão sistêmica de atuação que engloba diferentes dimensões e atores do processo educativo.Universidade do MinhoUniversidade de BrasíliaUniversidade do Minho. UDCUniversidade do MinhoAlmeida, LeandroBisinoto, CynthiaAraújo, Claisy2014-06-212014-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30090eng1138-1663http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/27/11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:10.600979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
title |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal Almeida, Leandro Psicologia escolar Apoio psicológico Atuação Ensino superior Ciências Sociais::Psicologia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
title_full |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal |
author |
Almeida, Leandro |
author_facet |
Almeida, Leandro Bisinoto, Cynthia Araújo, Claisy |
author_role |
author |
author2 |
Bisinoto, Cynthia Araújo, Claisy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro Bisinoto, Cynthia Araújo, Claisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Apoio psicológico Atuação Ensino superior Ciências Sociais::Psicologia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Psicologia escolar Apoio psicológico Atuação Ensino superior Ciências Sociais::Psicologia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os primeiros serviços de Apoio Psicológico em Instituições de Educação Superior surgiram a partir do apoio circunstancial que um mentor oferecia ao estudante para ajudá-lo a resolver dificuldades acadêmicas ou para recomendá-lo ao mercado de trabalho. Atualmente, os serviços de apoio têm organizações bastante diversificadas, havendo aqueles que privilegiam a intervenção com o estudante e que atuam sobre três períodos da trajetória de um aluno na Educação Superior - a entrada, a frequência ao curso e a saída/inserção no mercado de trabalho-, e aqueles que apoiam os alunos indiretamente por meio do aumento da efetividade educacional obtida a partir de ações junto aos professores e à equipe pedagógica. Se, historicamente, a atuação dos psicólogos escolares se deu de em uma perspectiva mais individualista de atenção ao estudante, contemporaneamente, as intervenções estão mais orientadas por uma compreensão sistêmica de atuação que engloba diferentes dimensões e atores do processo educativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-21 2014-06-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30090 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-1663 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/27/11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. UDC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. UDC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132436777402368 |