Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charréu, Leonardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Marilda Oiveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18251
Resumo: Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação
id RCAP_cb3bbcfa26fedb95f6d0e672361efb37
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educaçãoEste texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação2016-04-11T11:24:17Z2016-04-112016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18251http://hdl.handle.net/10174/18251por1982-6621Charréu, Leonardo; Oliveira, Marilda Oiveira de. Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação, Educação em Revista (UFMG), 31, 1, 365-382, 2016.ndndCharréu, LeonardoOliveira, Marilda Oiveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:07.651468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
title Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
spellingShingle Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
Charréu, Leonardo
title_short Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
title_full Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
title_fullStr Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
title_full_unstemmed Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
title_sort Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
author Charréu, Leonardo
author_facet Charréu, Leonardo
Oliveira, Marilda Oiveira de
author_role author
author2 Oliveira, Marilda Oiveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charréu, Leonardo
Oliveira, Marilda Oiveira de
description Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11T11:24:17Z
2016-04-11
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18251
http://hdl.handle.net/10174/18251
url http://hdl.handle.net/10174/18251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-6621
Charréu, Leonardo; Oliveira, Marilda Oiveira de. Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação, Educação em Revista (UFMG), 31, 1, 365-382, 2016.
nd
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136583504363520