Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18251 |
Resumo: | Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação |
id |
RCAP_cb3bbcfa26fedb95f6d0e672361efb37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educaçãoEste texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação2016-04-11T11:24:17Z2016-04-112016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18251http://hdl.handle.net/10174/18251por1982-6621Charréu, Leonardo; Oliveira, Marilda Oiveira de. Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação, Educação em Revista (UFMG), 31, 1, 365-382, 2016.ndndCharréu, LeonardoOliveira, Marilda Oiveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:07.651468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
title |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
spellingShingle |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação Charréu, Leonardo |
title_short |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
title_full |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
title_fullStr |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
title_full_unstemmed |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
title_sort |
Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação |
author |
Charréu, Leonardo |
author_facet |
Charréu, Leonardo Oliveira, Marilda Oiveira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marilda Oiveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charréu, Leonardo Oliveira, Marilda Oiveira de |
description |
Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de “investigação baseada nas artes”. Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de “voz” para posteriormente tratar da “investigação baseada nas artes”, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11T11:24:17Z 2016-04-11 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18251 http://hdl.handle.net/10174/18251 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-6621 Charréu, Leonardo; Oliveira, Marilda Oiveira de. Contribuições da perspectiva metodológica investigação baseada nas artes e da a/r/tografia para as pesquisas em educação, Educação em Revista (UFMG), 31, 1, 365-382, 2016. nd nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136583504363520 |