CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244 |
Resumo: | Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação. |
id |
UFMG-5_edcd6be056cd0c0c70abc29678b4d14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21244 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃOpesquisametodologiaeducaçãoartesEste texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244/17165https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244/30457Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marilda Oliveira deCharreu, Leonardo Augusto2023-05-30T13:19:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21244Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:19:12Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO Oliveira, Marilda Oliveira de pesquisa metodologia educação artes |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
author |
Oliveira, Marilda Oliveira de |
author_facet |
Oliveira, Marilda Oliveira de Charreu, Leonardo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Charreu, Leonardo Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marilda Oliveira de Charreu, Leonardo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa metodologia educação artes |
topic |
pesquisa metodologia educação artes |
description |
Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244/17165 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244/30457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1788989882802110464 |