DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Francisca de Paula Santos da, Boaventura, Edivaldo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025
Resumo: This article presents the fundamentals of research methodology better known as Design-Based Research - DBR, and that we believe we have a better term for it in Portuguese, Pesquisa de Desenvolvimento (Development Research). Our study starts contextualizing why adopt this methodological approach, analyzing its emergence. Then it offers guidance on how to use this approach in order to research and develop applications in several areas, for the development of proposals of cognitive processes in digital educational environments in particular.
id UNEB-3_2cac78c2d233867ffabd60e4ecf7bc45
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1025
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXIEsperimental ResearchDesign-Based ResearchResearch MethodologyCognitive DesignPesquisa de experimentaçãoDesign-Based ResearchMetodologia de pesquisaDesign cognitivoThis article presents the fundamentals of research methodology better known as Design-Based Research - DBR, and that we believe we have a better term for it in Portuguese, Pesquisa de Desenvolvimento (Development Research). Our study starts contextualizing why adopt this methodological approach, analyzing its emergence. Then it offers guidance on how to use this approach in order to research and develop applications in several areas, for the development of proposals of cognitive processes in digital educational environments in particular.Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/102510.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 23-362358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025/705Copyright (c) 2022 Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Francisca de Paula Santos da Silva, Edivaldo Machado Boaventura (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessMatta, Alfredo Eurico RodriguesSilva, Francisca de Paula Santos daBoaventura, Edivaldo Machado2022-02-10T18:04:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1025Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-10T18:04:28Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
title DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
spellingShingle DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Esperimental Research
Design-Based Research
Research Methodology
Cognitive Design
Pesquisa de experimentação
Design-Based Research
Metodologia de pesquisa
Design cognitivo
title_short DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
title_full DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
title_fullStr DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
title_full_unstemmed DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
title_sort DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em Educação do século XXI
author Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
author_facet Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Silva, Francisca de Paula Santos da
Boaventura, Edivaldo Machado
author_role author
author2 Silva, Francisca de Paula Santos da
Boaventura, Edivaldo Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Silva, Francisca de Paula Santos da
Boaventura, Edivaldo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Esperimental Research
Design-Based Research
Research Methodology
Cognitive Design
Pesquisa de experimentação
Design-Based Research
Metodologia de pesquisa
Design cognitivo
topic Esperimental Research
Design-Based Research
Research Methodology
Cognitive Design
Pesquisa de experimentação
Design-Based Research
Metodologia de pesquisa
Design cognitivo
description This article presents the fundamentals of research methodology better known as Design-Based Research - DBR, and that we believe we have a better term for it in Portuguese, Pesquisa de Desenvolvimento (Development Research). Our study starts contextualizing why adopt this methodological approach, analyzing its emergence. Then it offers guidance on how to use this approach in order to research and develop applications in several areas, for the development of proposals of cognitive processes in digital educational environments in particular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025/705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 23-36
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955935678464