A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria José Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53787
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_cb64c1ea86438b6b4a2136bdd10fca36
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professorInteração socialSupervisão de professoresReflexãoPrática profissionalSupervisoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este estudo empírico demandou especial atenção à escuta como recurso para aprofundamento da temática da supervisão reflexiva, considerando a presença do diálogo na atuação do supervisor. Como objetivo geral, buscou-se analisar como a escuta do supervisor pode vir a ser estratégia dialógica que possibilite o enriquecimento da prática profissional do professor. Essa questão desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: identificar se a relação vincular constituída entre supervisor e professor é capaz de gerar confiançaa favorável a essa escuta, bem como perceber se o estabelecimento de uma relação dialógica produzida por essa escuta pode contribuir com as devolutivas dadas ao professor pelo supervisor. A presente investigação enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativo. Os dados foram coletados no ano letivo de 2021, por meio de análise documental, observação e entrevista semiestruturada e tratados mediante o emprego da técnica da análise de conteúdo, combinados mediante o procedimento da triangulação desses dados das diversas fontes. Participaram da pesquisa 4 supervisores dos anos finais (do 6º ao 9º ano) do ensino fundamental, que integram a equipe pedagógica de uma grande escola com mais de 6 mil alunos do Infantil I ao pré-vestibular. Extraiu-se da pesquisa que a relação vincular constituída entre supervisor e professor gera confiança favorável para a escuta, diálogo e reflexão, e que a escuta do supervisor reflexivo é estratégia dialógica potencializadora da prática profissional do professor na medida em que esse profissional esteja aberto para ouvir atentamente e refletir.This empirical study required special attention to listening as a resource to deepen the theme of reflexive supervision, considering the presence of dialogue in the supervisor's performance. As a general objective, we sought to analyze how listening to the supervisor can become a dialectical strategy that allows the enrichment of the teacher's professional practice. This question has unfolded in the following specific objectives: to identify whether the relationship between supervisor and teacher can generate trust in favor of this listening, as well as to understand whether the establishment of a dialogical relationship produced by this listening can contribute to the returns given to the teacher by the supervisor. This research is based on a qualitative approach, based on the interpretative paradigm. Data were collected in the school year 2021, through documental analysis, observation and semi-structured interview and processed using the content analysis technique, combined through the triangulation procedure of these data from the various sources. Four supervisors from the final years (from the 6th to the 9th grade) of elementary school participated in the research, who are part of the pedagogical team of a large school with more than 6,000 students from “Infantil I” to “pré-vestibular”. It was extracted from the research that the link relationship constituted between supervisor and teacher generates favorable confidence for listening, dialogue and reflection, and that listening to the reflective supervisor is a dialogical strategy that enhances the professional practice of the teacher to the extent that this professional is open to listen carefully and reflect.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaPires, Maria José Moreira2022-07-13T15:05:33Z20212021-09-172021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53787TID:203060059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.449595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
title A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
spellingShingle A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
Pires, Maria José Moreira
Interação social
Supervisão de professores
Reflexão
Prática profissional
Supervisores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
title_full A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
title_fullStr A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
title_full_unstemmed A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
title_sort A escuta do supervisor reflexivo : uma estratégia dialógica possível de potencializar a prática profissional do professor
author Pires, Maria José Moreira
author_facet Pires, Maria José Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria José Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Supervisão de professores
Reflexão
Prática profissional
Supervisores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Interação social
Supervisão de professores
Reflexão
Prática profissional
Supervisores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-17
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-13T15:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53787
TID:203060059
url http://hdl.handle.net/10451/53787
identifier_str_mv TID:203060059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598853033984