A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balca, Angela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23648
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139
Resumo: No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.
id RCAP_7fb6d0f83ffb5052176464c562fcfcdc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em PortugalEducação Pré-EscolarLíngua PortuguesaOrientações CurricularesNo ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.2018-11-22T17:18:07Z2018-11-222018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23648http://hdl.handle.net/10174/23648https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139por2318-1982apb@uevora.ptBalca, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:28.899879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
title A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
spellingShingle A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
Balca, Angela
Educação Pré-Escolar
Língua Portuguesa
Orientações Curriculares
title_short A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
title_full A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
title_fullStr A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
title_full_unstemmed A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
title_sort A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
author Balca, Angela
author_facet Balca, Angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balca, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Língua Portuguesa
Orientações Curriculares
topic Educação Pré-Escolar
Língua Portuguesa
Orientações Curriculares
description No ano de 2016, em Portugal, o Ministério da Educação lançou um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Esse documento veio subs tuir a um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prá ca dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste ar go, pretendemos analisar esse documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crí ca e refl exiva desse documento, é nosso obje vo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspe vada no currículo ofi cial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afi rmar que o currículo para a educação pré- -escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T17:18:07Z
2018-11-22
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23648
http://hdl.handle.net/10174/23648
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139
url http://hdl.handle.net/10174/23648
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2318-1982
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136626706743296