As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15619 |
Resumo: | O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process. |
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As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantesOrientações curricularesEducação pré-escolarSupervisãoRepresentaçõesPrática pedagógicaFormaçãoCurricular orientationsPre-school educationSupervisionRepresentationsTrainingTeaching practiceO presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process.Universidade de Évora2015-09-01T13:51:09Z2015-09-012004-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15619http://hdl.handle.net/10174/15619pordep. C.S.oludovico@iol.pt676Ludovico, Olga Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:58.567961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar num contexto de Supervisão. Como tal, procurámos conhecer as representações das quinze educadoras cooperantes do 3° ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo 2001/2002, bem como perceber qual o impacto da formação na leitura compreensiva das mesmas. Foi também nosso objectivo conhecer como essas educadoras utilizam/gerem as Orientações Curriculares na sua prática pedagógica e, finalmente, relacionar o grau de conhecimento destas com a forma de conceberem e orientarem o processo de supervisão. Em síntese, o estudo indica que as Orientações Curriculares constituem um quadro de referência para as educadoras, quer na tomada de decisões sobre a prática, quer na forma como concebem e orientam o processo de supervisão. /*** Abstract - This is a qualitative research on curricular orientations in pre-school education in a context of supervision. It is my purpose (a) to study the representations of fifteen preschool teachers, who cooperated with the Preschool Teacher Training Deree at the School of Education of the University of Algarve during the school year of 2001-2002 and (b) to assesss the impact of training in their comprehensive reading. It was also my objective to know how these teachers use or adapt curricular orientations to their teaching practice and to relate their degree of knowledge to the way they conceive and manage the supervision process. To sum up, this research indicates that curricular orientations constitue a reference framework for preschool teachers, both in terms of decision-making in their teaching practice, and in the way they conceive and manage the supervision process. |
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