A comunicação entre quem representa e quem é representado: a falta de regulamentação do Lobbying em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, João
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Eiró-Gomes, Mafalda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15682
Resumo: Pretende-se discutir neste artigo a importância da regulamentação da actividade de Lobbying em Portugal. A actividade de Lobbying permite uma melhor apresentação e esclarecimento sobre questões mais complicadas da vida social, trazendo informação pertinente e argumentos válidos para a discussão política e para a procura daquilo que é o interesse público. O Lobbying é, acima de tudo, uma importante ferramenta competitiva num conflito de interesses, sendo que quanto mais transparente e regulado mais são será o sistema democrático. Observar esta actividade enquanto expressão de um interesse permite-nos perceber que uma estratégia de Lobbying é fulcral na influência de políticas públicas, pois o seu principal objectivo é  exactamente influenciar proactivamente os agentes políticos. Estando regulado nos países anglo-saxónicos, na União Europeia, e ainda noutros países de diferentes continentes, importa pois perceber a importância que a regulamentação do Lobbying traria a Portugal e as vantagens que a democracia portuguesa poderia beneficiar. Este é essencialmente um estudo exploratório, onde também é utilizada metodologia quantitativa (inquéritos por questionário a agências de comunicação.) e qualitativa (entrevistas a profissionais da área). Através do estudo efectuado conclui-se que a regulamentação actividade de Lobbying é um assunto que não é pacífico junto dos profissionais do sector da Comunicação, apesar de ser perceptível a sua existência (mesmo não regulamentada) e ser uma actividade necessária para o bom  funcionamento da Democracia.
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