A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2164 |
Resumo: | This paper aims to investigate knowledge related to physical activity in health-related courses for physical education teachers of public universities in the State of Paraná. Currently, a significant portion of the population does not practice in everyday life any kind of physical activity. Enriched with the focus on health promotion, physical education act in removing the barriers that prevent people and community well-informed to adopt healthy behaviors. To scale the disciplines related to physical activity in the course documents investigated were employed as a tool for gathering information one Likert scale. Through documentary analysis it was established that the knowledge on the health-related physical activity pervade bit curricula of public universities in the state of Paraná and also the Curriculum Guidelines of Elementary and Secondary Education. In subjects, the menus, the workloads and program content, knowledge directed physical activity are reduced and less prevalent. |
id |
UEM-10_e55f226ca23ca188a0b985a47313d05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2164 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do ParanáFormação de professores - Educação físicaAtividade física - Universidades públicas - Currículo - Curso de Educação FísicaAtividade física - SaúdeCiências da SaúdeEducação FísicaThis paper aims to investigate knowledge related to physical activity in health-related courses for physical education teachers of public universities in the State of Paraná. Currently, a significant portion of the population does not practice in everyday life any kind of physical activity. Enriched with the focus on health promotion, physical education act in removing the barriers that prevent people and community well-informed to adopt healthy behaviors. To scale the disciplines related to physical activity in the course documents investigated were employed as a tool for gathering information one Likert scale. Through documentary analysis it was established that the knowledge on the health-related physical activity pervade bit curricula of public universities in the state of Paraná and also the Curriculum Guidelines of Elementary and Secondary Education. In subjects, the menus, the workloads and program content, knowledge directed physical activity are reduced and less prevalent.O presente trabalho tem por objetivo investigar os saberes vinculados à atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do Estado do Paraná. Atualmente, parcela significativa da população não pratica na vida cotidiana nenhum tipo de atividade física. Enriquecida com o foco na promoção da saúde, a educação física atuaria na remoção das barreiras que impediriam as pessoas e a comunidade bem informada de adotarem comportamentos saudáveis. Para dimensionar as disciplinas relacionadas à atividade física nos documentos dos cursos investigados empregou-se como instrumento de coleta de informações uma escala do tipo Likert. Por meio da análise documental foi possível constatar que o conhecimento ligado à atividade física relacionada à saúde aparece pouco nos currículos das universidades públicas do estado do Paraná e também as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. Nas disciplinas, nas ementas, nas cargas horárias e nos conteúdos programáticos, os conhecimentos direcionados à atividade física são reduzidos e pouco predominantes.99 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELUEMMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeIeda Parra Barbosa RinaldiDartagnan Pinto Guedes - UNOPARWilson Rinaldi - UEMBatista Filho, Amador Cordeiro2018-04-10T17:51:11Z2018-04-10T17:51:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-24T17:37:25Zoai:localhost:1/2164Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:55:11.624877Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
title |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
spellingShingle |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná Batista Filho, Amador Cordeiro Formação de professores - Educação física Atividade física - Universidades públicas - Currículo - Curso de Educação Física Atividade física - Saúde Ciências da Saúde Educação Física |
title_short |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
title_full |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
title_fullStr |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
title_sort |
A atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do estado do Paraná |
author |
Batista Filho, Amador Cordeiro |
author_facet |
Batista Filho, Amador Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ieda Parra Barbosa Rinaldi Dartagnan Pinto Guedes - UNOPAR Wilson Rinaldi - UEM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Filho, Amador Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores - Educação física Atividade física - Universidades públicas - Currículo - Curso de Educação Física Atividade física - Saúde Ciências da Saúde Educação Física |
topic |
Formação de professores - Educação física Atividade física - Universidades públicas - Currículo - Curso de Educação Física Atividade física - Saúde Ciências da Saúde Educação Física |
description |
This paper aims to investigate knowledge related to physical activity in health-related courses for physical education teachers of public universities in the State of Paraná. Currently, a significant portion of the population does not practice in everyday life any kind of physical activity. Enriched with the focus on health promotion, physical education act in removing the barriers that prevent people and community well-informed to adopt healthy behaviors. To scale the disciplines related to physical activity in the course documents investigated were employed as a tool for gathering information one Likert scale. Through documentary analysis it was established that the knowledge on the health-related physical activity pervade bit curricula of public universities in the state of Paraná and also the Curriculum Guidelines of Elementary and Secondary Education. In subjects, the menus, the workloads and program content, knowledge directed physical activity are reduced and less prevalent. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-04-10T17:51:11Z 2018-04-10T17:51:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2164 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL UEM Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL UEM Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258648825102336 |