O que significa essa palavra?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49527
Resumo: O vocabulário de uma criança é essencial, tanto para a sua vida escolar, como para a sua vida quotidiana, pois o mesmo é a base para o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimento. A literatura para a infância é um recurso importante para a aprendizagem do vocabulário - significado das palavras. A presente investigação recai sobre o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias, incidindo num grupo heterogéneo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, num jardim de infância situado no concelho de Lisboa. Esta investigação teve como principal objetivo o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias e através do ensino explícito do vocabulário em jardim de infância. Relativamente à metodologia adotada, aos instrumentos de recolha e análise de dados, recorreu-se a um levantamento de livros, à observação participante de conversas informais, e a um teste de aferição do conhecimento do vocabulário. Recorreu-se à análise do conteúdo das transcrições dassessões de leitura. Observou-se uma progressiva melhoria e efeitos positivos na aquisição do sentido das palavras trabalhadas durante a leitura de histórias. Observou-se ainda, durante a intervenção, interesse por parte do grupo de crianças nas várias sessões de leitura. A presente investigação permitiu descrever a forma como a literatura para a infância pode constituir um recurso para o ensino explícito de vocabulário, a partir de explicações de palavras novas, e levar crianças em idade pré-escolar a adquirir vocabulário
id RCAP_cb85fdf897d30797de823b9f94516f8c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que significa essa palavra?Desenvolver o Léxico através da Literatura para a Infância na Educação Pré-EscolarEducação Pré-Escolar; Ensino Explícito do Vocabulário;Pre-School Education; Explicit Vocabulary Teaching; Lexical DevelopmentO vocabulário de uma criança é essencial, tanto para a sua vida escolar, como para a sua vida quotidiana, pois o mesmo é a base para o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimento. A literatura para a infância é um recurso importante para a aprendizagem do vocabulário - significado das palavras. A presente investigação recai sobre o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias, incidindo num grupo heterogéneo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, num jardim de infância situado no concelho de Lisboa. Esta investigação teve como principal objetivo o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias e através do ensino explícito do vocabulário em jardim de infância. Relativamente à metodologia adotada, aos instrumentos de recolha e análise de dados, recorreu-se a um levantamento de livros, à observação participante de conversas informais, e a um teste de aferição do conhecimento do vocabulário. Recorreu-se à análise do conteúdo das transcrições dassessões de leitura. Observou-se uma progressiva melhoria e efeitos positivos na aquisição do sentido das palavras trabalhadas durante a leitura de histórias. Observou-se ainda, durante a intervenção, interesse por parte do grupo de crianças nas várias sessões de leitura. A presente investigação permitiu descrever a forma como a literatura para a infância pode constituir um recurso para o ensino explícito de vocabulário, a partir de explicações de palavras novas, e levar crianças em idade pré-escolar a adquirir vocabulárioA child's vocabulary is essential both for their school life and for their daily life, as it is the basis for the development of attitudes, values, and knowledge. Literature for childhood is an important resource for learning vocabulary - meaning of words. This research focuses on the development of the lexicon through the reading of stories, focusing on a heterogeneous group of twenty-five children aged between three and five years, in a kindergarten located in the municipality of Lisbon. This research had as main objective the development of the lexicon through the reading of stories and through the explicit teaching of vocabulary in preschool and kindergarten. Regarding the methodology adopted, the instruments for data collection and analysis, we used a survey of books, participant observation of informal conversations, and a test to measure vocabulary knowledge. The content of the transcripts of the reading sessions was analyzed. We observed a progressive improvement and positive effects in the acquisition of the meaning of the words worked during the reading of stories. It was also observed, during the intervention, interest on the part of the group of children in the various reading sessions. In sum, this study described how children´s literature can be used to teach vocabular explicitly, through the explanation of new words, and contribute to children´s acquisition of vocabulary.Araújo, LuísaRepositório ComumMagalhães, Joana2024-02-01T17:50:26Z2023-07-182023-06-072023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49527TID:203501080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T17:49:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:51.075308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que significa essa palavra?
Desenvolver o Léxico através da Literatura para a Infância na Educação Pré-Escolar
title O que significa essa palavra?
spellingShingle O que significa essa palavra?
Magalhães, Joana
Educação Pré-Escolar; Ensino Explícito do Vocabulário;
Pre-School Education; Explicit Vocabulary Teaching; Lexical Development
title_short O que significa essa palavra?
title_full O que significa essa palavra?
title_fullStr O que significa essa palavra?
title_full_unstemmed O que significa essa palavra?
title_sort O que significa essa palavra?
author Magalhães, Joana
author_facet Magalhães, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar; Ensino Explícito do Vocabulário;
Pre-School Education; Explicit Vocabulary Teaching; Lexical Development
topic Educação Pré-Escolar; Ensino Explícito do Vocabulário;
Pre-School Education; Explicit Vocabulary Teaching; Lexical Development
description O vocabulário de uma criança é essencial, tanto para a sua vida escolar, como para a sua vida quotidiana, pois o mesmo é a base para o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimento. A literatura para a infância é um recurso importante para a aprendizagem do vocabulário - significado das palavras. A presente investigação recai sobre o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias, incidindo num grupo heterogéneo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, num jardim de infância situado no concelho de Lisboa. Esta investigação teve como principal objetivo o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias e através do ensino explícito do vocabulário em jardim de infância. Relativamente à metodologia adotada, aos instrumentos de recolha e análise de dados, recorreu-se a um levantamento de livros, à observação participante de conversas informais, e a um teste de aferição do conhecimento do vocabulário. Recorreu-se à análise do conteúdo das transcrições dassessões de leitura. Observou-se uma progressiva melhoria e efeitos positivos na aquisição do sentido das palavras trabalhadas durante a leitura de histórias. Observou-se ainda, durante a intervenção, interesse por parte do grupo de crianças nas várias sessões de leitura. A presente investigação permitiu descrever a forma como a literatura para a infância pode constituir um recurso para o ensino explícito de vocabulário, a partir de explicações de palavras novas, e levar crianças em idade pré-escolar a adquirir vocabulário
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
2023-06-07
2023-07-18T00:00:00Z
2024-02-01T17:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49527
TID:203501080
url http://hdl.handle.net/10400.26/49527
identifier_str_mv TID:203501080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137419862212608