Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1807 |
Resumo: | Relatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico |
id |
RCAP_cb87db68f69eb179243f4d81da34d261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)MarcaMarca gráficaImagem corporativaIdentidade corporativaGestão de designBrandGraphic marcCorporate identityCorporate imageManagement designRelatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design GráficoTudo indica que muitos gestores empresariais, nomeadamente em Portugal, não vêm ainda o design como uma disciplina estratégica para as suas empresas, mas sim uma área secundária de não retorno. Não compreendendo, portanto, o contributo deste e muito menos os gastos implícitos na sua concepção e aplicação. Com este projeto, pretende-se ajudar a demonstrar que o design e os seus processos de gestão, são um contributo essencial para o sucesso de qualquer empresa; mais especificamente naquelas de pequena e média dimensão. Para tal, irá reformular-se a identidade corporativa da Ambial; uma pequena empresa especializada em controlo de pragas, segurança alimentar e venda de produtos / equipamentos de higienização. A metodologia implementada ao longo deste projeto servirá para demonstrar as formas e as mais-valias da gestão de identidade corporativa, assim como reafirmar e fundamentar a presença desta disciplina no tecido empresarial contemporâneo. Além do mencionado, este trabalho terá também o intuito de sensibilizar os empreendedores, os empresários e os próprios designers para a inclusão do design na estratégia de topo empresarial, desmistificando a perceção geral e ainda atual de que esta disciplina e as suas variantes são consideradas apenas processos finais, de mera execução técnica.ABSTRACT Everything indicates that most business managers, particularly in Portugal, do not see design as a strategic discipline for their companies, but a secondary area of no payback. By not understanding therefore its contribution and much less the spending implicit in its conception and implementation. With this project, it is intended to demonstrate that design and its management processes, are an essential contribution to the success of any company, more specifically those of small and medium size. Therefore, Ambial’s corporate identity will reshape itself; a small company specialized in plague’s control, food security and product /equipment hygiene selling. The implemented methodology throughout this project will serve to demonstrate the ways and gains in corporate identity’s management, as well as to reaffirm and justify this discipline’s presence among nowadays business web. Besides the already mentioned, this work will also aim to raise awareness among entrepreneurs, businessmen and designers themselves for design inclusion in the top business strategy, demystifying general perception, still current nevertheless, that this discipline and its variants are considered final steps, of mere technical execution.Martins, Daniel RaposoNeves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFonseca, Bruno João de Gonçalves e2013-05-09T15:43:07Z20132013-042013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:13Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:13.358880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
title |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
spellingShingle |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) Fonseca, Bruno João de Gonçalves e Marca Marca gráfica Imagem corporativa Identidade corporativa Gestão de design Brand Graphic marc Corporate identity Corporate image Management design |
title_short |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
title_full |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
title_fullStr |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
title_full_unstemmed |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
title_sort |
Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial) |
author |
Fonseca, Bruno João de Gonçalves e |
author_facet |
Fonseca, Bruno João de Gonçalves e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Daniel Raposo Neves, João Vasco Matos Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Bruno João de Gonçalves e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Marca gráfica Imagem corporativa Identidade corporativa Gestão de design Brand Graphic marc Corporate identity Corporate image Management design |
topic |
Marca Marca gráfica Imagem corporativa Identidade corporativa Gestão de design Brand Graphic marc Corporate identity Corporate image Management design |
description |
Relatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-09T15:43:07Z 2013 2013-04 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1807 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130790773129216 |