Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mafalda da Luz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96528
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_cba2fb1aaf5015f731608a79f0e35701
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciadosFROM TRAINING MANAGEMENT TO AWARENESS FOR INCLUSION IN A SCIENCE CENTER: AN INTERNSHIP COURSE IN CONTEXTS DIFFERENTIATEDCentro de CiênciaFormação ProfissionalGestão da FormaçãoDeficiência VisualInclusãoScience CenterProfessional qualificationTraining ManagementVisual impairmentInclusionCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo a obtenção do grau demestre em Ciências da Educação. O estágio foi realizado em dois locais,sendo eles, o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins(CECOA) e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra, devido auma alteração de local de estágio durante este percurso, por motivospessoais. Assim, este trabalho está dividido em duas partes.A I Parte, referente ao CECOA, apresenta-se subdividida em trêscapítulos. O capítulo I correspondente ao enquadramento teórico, que nosremete para a Educação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida, paraa Formação e Formação Profissional. O capítulo II tem como conteúdo acaracterização do Centro e o capítulo III remete-nos para a descrição detarefas realizadas no mesmo.A II Parte, relativa ao Exploratório – Centro de Ciência Viva deCoimbra, inclui o capítulo IV correspondente ao enquadramento teóricoque nos remete para as necessidades educativas especiais (NEE), adeficiência visual e ainda para a inclusão em museus e centros deciência, o capítulo V à caracterização do Exploratório e o capítulo VI àdescrição das tarefas realizadas no mesmo. No final, apresentamos aspropostas de intervenção elaboradas no Exploratório, no sentido detornar a exposição “Em Forma com a Ciência” mais inclusiva para pessoascom deficiência visual, complementando com uma ação de sensibilizaçãopara a equipa do Centro, visando abordar o tema, sensibilizar e informara equipa para a deficiência visual e envolver a mesma na implementaçãodas restantes propostas de alteração para a exposição. Ao concretizar nofinal do estágio uma ação de formação, procurámos que o percurso deestágio em ambos os locais tivesse alguma continuidade, mobilizando ossaberes e competências nele adquiridos.This internship report aims to obtain the degree of Master´s Degree in Educational Sciences. The internship was held in two locations, these being the Professional Training Center for Commerce and Related Services (CECOA) and the Coimbra Living Science Center Exploratory. , due to a change of route location during this route, for reasons personal. Thus, this work is divided into two parts. The first part, referring to CECOA, is subdivided into three chapters. Chapter I corresponding to the theoretical framework, which refers to Adult Education and Lifelong Learning, to Training and Professional Training. Chapter II has as content the characterization of the Center and chapter III refers us to the description of tasks performed in it. The second part, related to the Exploratory - Live Science Center of Coimbra, includes chapter IV corresponding to the theoretical framework which refers us to the special educational needs (SEN), the visual impairment and also for inclusion in museums and health centers. science, chapter V to the characterization of the Exploratory and chapter VI to description of the tasks performed in it. Without ending, we present how intervention proposals elaborated in the Exploratory, in the sense of make the “In Shape with Science” exhibition more inclusive for people with visual impairment, complementing with an awareness action for the Centre's team, to address the issue, raise awareness and inform the visual impairment team and to involve it in the implementation. of the proposed amendments to the exhibition. When doing not at the end of the internship a training action, we looked for the course of stage in both regular locations some continuity, mobilizing the knowledge and skills acquired in it.2021-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96528http://hdl.handle.net/10316/96528TID:202793788porPinto, Mafalda da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:24:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:46.091918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
FROM TRAINING MANAGEMENT TO AWARENESS FOR INCLUSION IN A SCIENCE CENTER: AN INTERNSHIP COURSE IN CONTEXTS DIFFERENTIATED
title Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
spellingShingle Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
Pinto, Mafalda da Luz
Centro de Ciência
Formação Profissional
Gestão da Formação
Deficiência Visual
Inclusão
Science Center
Professional qualification
Training Management
Visual impairment
Inclusion
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
title_full Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
title_fullStr Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
title_full_unstemmed Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
title_sort Da gestão da formação à sensibilização para a inclusão num centro de ciência: um percurso de estágio em contextos diferenciados
author Pinto, Mafalda da Luz
author_facet Pinto, Mafalda da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mafalda da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Ciência
Formação Profissional
Gestão da Formação
Deficiência Visual
Inclusão
Science Center
Professional qualification
Training Management
Visual impairment
Inclusion
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Centro de Ciência
Formação Profissional
Gestão da Formação
Deficiência Visual
Inclusão
Science Center
Professional qualification
Training Management
Visual impairment
Inclusion
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96528
http://hdl.handle.net/10316/96528
TID:202793788
url http://hdl.handle.net/10316/96528
identifier_str_mv TID:202793788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045808885760