Trilho matemático virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2449 |
Resumo: | Este relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1.˚ CEB e de Matemática e Ciências no 2.˚ CEB. O relatório encontra-se dividido em três partes: A primeira parte integra dois capítulos que visam caracterizar os contextos educativos relativos ao 1.˚ e 2.˚ ciclos do Ensino Básico e dar a conhecer o percurso das intervenções educativas. A segunda do trabalho de investigação desenvolvido numa turma do 6˚ano de escolaridade e, na terceira e última parte deste relatório, apresenta-se a reflexão global do percurso na PES e do contributo da mesma para o meu desenvolvimento profissional. O estudo, apresentado na segunda parte do relatório, foi realizado na área da Matemática, com uma turma do 6.˚ ano de escolaridade formada por 20 alunos. Ao longo desta investigação, procurou-se compreender o modo como alunos do 6.˚ ano de escolaridade mobilizam conhecimentos referentes às isometrias na realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps. Neste sentido, foram formuladas duas questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas sobre isometrias num trilho matemático virtual com o Google Maps?; (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps?. De forma a responder a estas questões, optou-se por realizar esta investigação a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um design de estudo de caso. Os grupos-caso foram constituídos por dois pares da turma, sendo que o estudo se centrou particularmente nestes quatro alunos. Os dados analisados foram recolhidos através questionários, entrevistas, notas de campo, observações, registos escritos, fotografias, gravações de vídeo e áudio. A análise dos dados permitiu concluir que a realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps proporcionou aos alunos um momento enriquecedor de consolidação dos conteúdos e aplicação de conhecimentos, no âmbito das isometrias. Globalmente os alunos evidenciaram um bom desempenho na resolução das questões do trilho. No entanto, demonstraram dificuldades na interpretação dos enunciados de algumas tarefas, na descrição/caracterização das isometrias, no reconhecimento das propriedades das isometrias e, principalmente, na construção de isometrias utilizando ou não material de desenho. Ao nível das atitudes, verificou-se que o uso do Google Maps aumentou a motivação intrínseca tanto dos grupos-caso como da turma em geral. Relativamente ao trabalho colaborativo, os alunos colaboraram entre si revelando competências fundamentais de entreajuda. De uma forma geral, a turma compreendeu aspetos sobre a utilidade da matemática, mostrando autoconfiança nas suas capacidades matemáticas. |
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Trilho matemático virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º anoGeometriaIsometriasTrilho matemáticoGoogle MapsDesempenhoAtitudesGeometryIsometriesMath trailGoogle MapsPerformanceAttitudesEste relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1.˚ CEB e de Matemática e Ciências no 2.˚ CEB. O relatório encontra-se dividido em três partes: A primeira parte integra dois capítulos que visam caracterizar os contextos educativos relativos ao 1.˚ e 2.˚ ciclos do Ensino Básico e dar a conhecer o percurso das intervenções educativas. A segunda do trabalho de investigação desenvolvido numa turma do 6˚ano de escolaridade e, na terceira e última parte deste relatório, apresenta-se a reflexão global do percurso na PES e do contributo da mesma para o meu desenvolvimento profissional. O estudo, apresentado na segunda parte do relatório, foi realizado na área da Matemática, com uma turma do 6.˚ ano de escolaridade formada por 20 alunos. Ao longo desta investigação, procurou-se compreender o modo como alunos do 6.˚ ano de escolaridade mobilizam conhecimentos referentes às isometrias na realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps. Neste sentido, foram formuladas duas questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas sobre isometrias num trilho matemático virtual com o Google Maps?; (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps?. De forma a responder a estas questões, optou-se por realizar esta investigação a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um design de estudo de caso. Os grupos-caso foram constituídos por dois pares da turma, sendo que o estudo se centrou particularmente nestes quatro alunos. Os dados analisados foram recolhidos através questionários, entrevistas, notas de campo, observações, registos escritos, fotografias, gravações de vídeo e áudio. A análise dos dados permitiu concluir que a realização de um trilho matemático virtual com o Google Maps proporcionou aos alunos um momento enriquecedor de consolidação dos conteúdos e aplicação de conhecimentos, no âmbito das isometrias. Globalmente os alunos evidenciaram um bom desempenho na resolução das questões do trilho. No entanto, demonstraram dificuldades na interpretação dos enunciados de algumas tarefas, na descrição/caracterização das isometrias, no reconhecimento das propriedades das isometrias e, principalmente, na construção de isometrias utilizando ou não material de desenho. Ao nível das atitudes, verificou-se que o uso do Google Maps aumentou a motivação intrínseca tanto dos grupos-caso como da turma em geral. Relativamente ao trabalho colaborativo, os alunos colaboraram entre si revelando competências fundamentais de entreajuda. De uma forma geral, a turma compreendeu aspetos sobre a utilidade da matemática, mostrando autoconfiança nas suas capacidades matemáticas.This report was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES), in the Master's course in Teaching at the 1st Cycle and in Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into three parts: the first part has two chapters that aim to characterize the educational contexts related to the 1st and 2nd Cycles of Basic Education and to show the course of the educational interventions. The second part refers to the main research work carried out in 6th grade class and the third and last part of this report presents the reflection the PES and its contribution to my professional development. This study was carried out in the area of Mathematics, with a 6th grade class formed by 20 students. Throughout this investigation, we sought to understand how 6th grade students mobilized the knowledge related to isometries in the implementation of a virtual mathematical trail with Google Maps. In this sense, two research questions were formulated: (1) How can we characterize the student's performance when solving tasks about isometries in a virtual mathematical trail with Google Maps ?; (2) What attitudes do the students show when performing the virtual mathematical trail with Google Maps ?. In order to obtain an answer to these questions, it was decided to carry out this investigation though a qualitative approach, following a case study design. These groups were made up of two pairs of the class, and the study focused particularly on these four students. The analyzed data was collected through questionnaires, interviews, field notes, observations, written records, photographs, video and audio recordings. The analysis of the data allowed to conclude that the realization of a virtual mathematical trail with Google Maps provided the students with an enriching moment of consolidation of the contents and application of knowledge, within the scope of isometries. Overall, the students showed a good performance in solving the tasks on the trail. However, they showed difficulties in the interpretation of some tasks, in the description/characterization of isometries, in the recognition of isometry properties and mainly in the construction of isometries using or not drawing material. In terms of attitudes, it was found that the use of Google Maps increased the intrinsic motivation of both the case groups and the class in general. Regarding collaborative work, students collaborated with each other, revealing fundamental skills of mutual assistance. In general, the class understood aspects about the usefulness of mathematics, showing self-confidence in their mathematical abilities.2020-12-03T10:42:07Z2020-07-27T00:00:00Z2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2449TID:202544982porTeixeira, Nádia Costa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:10:23Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:10:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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