O comportamento do consumidor no sector de beleza e a sustentabilidade : o panorama português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40540 |
Resumo: | Estamos perante uma crise ambiental sentida a nível mundial, o desperdício de recursos e produtos é cada vez maior e mais evidente. Perante esta situação surge, cada vez mais com maior relevância, um interesse por parte dos consumidores em adotarem um estilo de vida mais saudável, a serem ambientalmente conscientes e adotarem um consumo mais sustentável em diversas áreas, uma delas no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, existe um conhecimento limitado acerca deste tipo de produtos e uma reticencia em começar a comprá-los devido à evidente diferença de preços e desinformação dada pelas marcas através do greenwashing. Desta forma é realçada a importância da informação para os benefícios deste tipo de produtos, redução do risco percebido, aumento da confiança na marca e o reconhecimento do produto sustentável num mercado altamente competitivo. Com este estudo pretende-se compreender se a emergente crise ambiental e surgimento de uma maior preocupação com a mesma se reflete nos atos de consumo no mercado de produtos de cosmética e cuidados pessoais. Assim, esta investigação tem como principal objetivo explorar o comportamento do consumidor perante a crescente preocupação com a sustentabilidade, com foco no mercado da beleza e cuidados pessoais, sendo o objeto de investigação esse mesmo consumidor de beleza e cuidados pessoais. Atendendo aos resultados do estudo, pode verificar-se que os consumidores inquiridos se encontram familiarizados com estes produtos, sendo que as características mais importantes na sua escolha são as questões de saúde e a qualidade dos mesmos, sendo o preço e a dificuldade de acesso a estes produtos, nos locais em que habitualmente realizam as suas compras, os maiores entraves ao seu consumo. |
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O comportamento do consumidor no sector de beleza e a sustentabilidade : o panorama portuguêsSustentabilidadeProdutos de beleza e cuidados pessoaisComportamento do consumidorGreenwashingConsumo verdeSustainabilityBeauty and personal care productsConsumer behaviorGreen consumptionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEstamos perante uma crise ambiental sentida a nível mundial, o desperdício de recursos e produtos é cada vez maior e mais evidente. Perante esta situação surge, cada vez mais com maior relevância, um interesse por parte dos consumidores em adotarem um estilo de vida mais saudável, a serem ambientalmente conscientes e adotarem um consumo mais sustentável em diversas áreas, uma delas no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, existe um conhecimento limitado acerca deste tipo de produtos e uma reticencia em começar a comprá-los devido à evidente diferença de preços e desinformação dada pelas marcas através do greenwashing. Desta forma é realçada a importância da informação para os benefícios deste tipo de produtos, redução do risco percebido, aumento da confiança na marca e o reconhecimento do produto sustentável num mercado altamente competitivo. Com este estudo pretende-se compreender se a emergente crise ambiental e surgimento de uma maior preocupação com a mesma se reflete nos atos de consumo no mercado de produtos de cosmética e cuidados pessoais. Assim, esta investigação tem como principal objetivo explorar o comportamento do consumidor perante a crescente preocupação com a sustentabilidade, com foco no mercado da beleza e cuidados pessoais, sendo o objeto de investigação esse mesmo consumidor de beleza e cuidados pessoais. Atendendo aos resultados do estudo, pode verificar-se que os consumidores inquiridos se encontram familiarizados com estes produtos, sendo que as características mais importantes na sua escolha são as questões de saúde e a qualidade dos mesmos, sendo o preço e a dificuldade de acesso a estes produtos, nos locais em que habitualmente realizam as suas compras, os maiores entraves ao seu consumo.We are facing an environmental crisis felt worldwide, the waste of resources and product is increasing and is becoming more evident. Faced with this situation, consumers are increasingly interested in adopting a healthier lifestyle, being more environmentally conscious and adopting a more sustainable consumption in several areas, one of them in the beauty and personal care industry. However, there is limited knowledge about this type of products and a reluctance to start buying them due to the evident price difference and misinformation given by brands through greenwashing. In this way, the importance of information for the benefits of this type of products is highlighted, reducing the perceived risk, increasing trust in the brand and recognition of the sustainable product in a highly competitive market. With this study I intend to understand if the emerging environmental crisis and the emergence of a greater concern about it is reflected in the acts of consumption in the beauty and personal care industry. Thus, this investigation has as main goal to explore consumer behavior in the face of the growing concern with sustainability, focusing on the beauty and personal care industry, with the object of investigation being that same consumer of beauty and personal care products. Considering the results of the study, it can be seen that the surveyed consumers are familiar with these types of products, and the most important characteristics while making their purchase choices are health issues and product quality. The biggest obstacles are the price and the difficulty of accessing these products, in the places where they usually make their purchases.Soares, Fátima Patrícia Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Maria Margarida Borges2023-03-13T08:24:31Z2023-02-072022-092023-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40540TID:203228537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:15.877011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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