O comportamento do consumidor no sector de beleza e a sustentabilidade : o panorama português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Margarida Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40540
Resumo: Estamos perante uma crise ambiental sentida a nível mundial, o desperdício de recursos e produtos é cada vez maior e mais evidente. Perante esta situação surge, cada vez mais com maior relevância, um interesse por parte dos consumidores em adotarem um estilo de vida mais saudável, a serem ambientalmente conscientes e adotarem um consumo mais sustentável em diversas áreas, uma delas no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, existe um conhecimento limitado acerca deste tipo de produtos e uma reticencia em começar a comprá-los devido à evidente diferença de preços e desinformação dada pelas marcas através do greenwashing. Desta forma é realçada a importância da informação para os benefícios deste tipo de produtos, redução do risco percebido, aumento da confiança na marca e o reconhecimento do produto sustentável num mercado altamente competitivo. Com este estudo pretende-se compreender se a emergente crise ambiental e surgimento de uma maior preocupação com a mesma se reflete nos atos de consumo no mercado de produtos de cosmética e cuidados pessoais. Assim, esta investigação tem como principal objetivo explorar o comportamento do consumidor perante a crescente preocupação com a sustentabilidade, com foco no mercado da beleza e cuidados pessoais, sendo o objeto de investigação esse mesmo consumidor de beleza e cuidados pessoais. Atendendo aos resultados do estudo, pode verificar-se que os consumidores inquiridos se encontram familiarizados com estes produtos, sendo que as características mais importantes na sua escolha são as questões de saúde e a qualidade dos mesmos, sendo o preço e a dificuldade de acesso a estes produtos, nos locais em que habitualmente realizam as suas compras, os maiores entraves ao seu consumo.
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