A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kênia Gobbi de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4829
Resumo: A Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação.
id RCAP_cbd2675dbf5f9bc2aefdf1149a1b29bb
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de GoiâniaSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e comunicaçãoInformaçãoConhecimentoFormação contínuaA Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação.The Information Society has led several social, economic and cultural changes. These changes also led to changes in teaching. This work entails exposing the TIC related concepts, their relationships with the school and the importance of the Knowledge Society. Also tries to present the role of Educational Supervisor in this whole context. The objective of this theoretical framework was to know how TIC are integrated in the College Maria of Fatima Santana, what is the role of Educational Supervisor in this integration and if the information received is converted into knowledge. To answer these questions a research study was done with application of two questionnaires, one for teachers and another to the coordinator of the same College. The data analysis allowed for the removal of some conclusions, among them that TICs are not effectively and adequately integrated at School Coordinator's participation in this integration, guiding, encouraging and providing resources is not completely decisive, although in respect of transformation of information into knowledge there is good guidance and, ultimately, the use of TIC is not directly linked to the knowledge acquired, either by training, either by self-training.2015-08-11T13:57:57Z2015-08-11T00:00:00Z2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4829porOliveira, Kênia Gobbi deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:04.645355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
title A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
spellingShingle A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
Oliveira, Kênia Gobbi de
Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação
Informação
Conhecimento
Formação contínua
title_short A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
title_full A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
title_fullStr A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
title_sort A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
author Oliveira, Kênia Gobbi de
author_facet Oliveira, Kênia Gobbi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kênia Gobbi de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação
Informação
Conhecimento
Formação contínua
topic Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação
Informação
Conhecimento
Formação contínua
description A Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11T13:57:57Z
2015-08-11T00:00:00Z
2015-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4829
url http://hdl.handle.net/10348/4829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137094656851968