A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4829 |
Resumo: | A Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação. |
id |
RCAP_cbd2675dbf5f9bc2aefdf1149a1b29bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/4829 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de GoiâniaSupervisão pedagógicaTecnologias da informação e comunicaçãoInformaçãoConhecimentoFormação contínuaA Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação.The Information Society has led several social, economic and cultural changes. These changes also led to changes in teaching. This work entails exposing the TIC related concepts, their relationships with the school and the importance of the Knowledge Society. Also tries to present the role of Educational Supervisor in this whole context. The objective of this theoretical framework was to know how TIC are integrated in the College Maria of Fatima Santana, what is the role of Educational Supervisor in this integration and if the information received is converted into knowledge. To answer these questions a research study was done with application of two questionnaires, one for teachers and another to the coordinator of the same College. The data analysis allowed for the removal of some conclusions, among them that TICs are not effectively and adequately integrated at School Coordinator's participation in this integration, guiding, encouraging and providing resources is not completely decisive, although in respect of transformation of information into knowledge there is good guidance and, ultimately, the use of TIC is not directly linked to the knowledge acquired, either by training, either by self-training.2015-08-11T13:57:57Z2015-08-11T00:00:00Z2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4829porOliveira, Kênia Gobbi deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:04.645355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
title |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
spellingShingle |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia Oliveira, Kênia Gobbi de Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e comunicação Informação Conhecimento Formação contínua |
title_short |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
title_full |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
title_fullStr |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
title_full_unstemmed |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
title_sort |
A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público estadual de nível médio - da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: estudo de caso exploratório em um colégio da subsecretaria de Aparecida de Goiânia |
author |
Oliveira, Kênia Gobbi de |
author_facet |
Oliveira, Kênia Gobbi de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kênia Gobbi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e comunicação Informação Conhecimento Formação contínua |
topic |
Supervisão pedagógica Tecnologias da informação e comunicação Informação Conhecimento Formação contínua |
description |
A Sociedade da Informação ocasionou várias mudanças sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças provocaram alterações também no ensino. Este trabalho enseja expor os conceitos relacionados a TIC, as suas relações com a educação escolar e a importância da Sociedade do Conhecimento. Também tenta apresentar o papel do Supervisor Pedagógico em todo esse contexto. Apoiado neste enquadramento teórico objetivou-se conhecer de que maneira as TIC estão integradas no Colégio Maria de Fátima Santana, qual o papel do Supervisor Pedagógico nessa integração e ainda se a informação recebida é convertida em conhecimento. Para responder estas questões foi feito um estudo de investigação com aplicação de dois questionários, um à Coordenadora e outro aos professores do referido Colégio. A análise dos dados obtidos permitiu a retirada de algumas conclusões, entre elas, que as TIC não estão efetiva e adequadamente integradas na Escola, que a participação da Coordenadora nessa integração, orientando, incentivando e disponibilizando recursos não é totalmente decisivo, embora no referente a transformação da informação em conhecimento exista uma boa orientação e por fim que a utilização das TIC não está diretamente ligada ao conhecimento adquirido, seja por formação contínua, seja por autoformação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-11T13:57:57Z 2015-08-11T00:00:00Z 2015-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/4829 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/4829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137094656851968 |