A Supervisão no campo educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29513 |
Resumo: | Este caderno tem como objetivo divulgar o pensamento da autora sobre a temática da supervisão no campo educativo. Num registo de certo modo autobiográfico, começa com um olhar retrospetivo sobre o que foram os seus primeiros 25 anos na carreira profissional como supervisora na formação inicial de professores. Através desse olhar, temse acesso aos questionamentos que se iam levantando, aos processos, dificuldades, avanços e paragens na evolução da prática e da teorização sobre esse campo de ação que, a partir de final dos anos 80 do século passado, começou a atrair a atenção dos investigadores em Portugal. No contexto atual, a prática pedagógica supervisionada e as relações interinstitucionais requerem, na opinião da autora, uma reflexão e o desenvolvimento de uma cultura partilhada. Mas os textos neste caderno evidenciam também o alargamento do campo da supervisão à formação contínua de professores numa lógica colaborativa de desenvolvimento profissional, com uma atenção especial à dinâmica da supervisão entre pares. Além disso, é igualmente abordada a supervisão institucional em escolas que se pretendem reflexivas, sempre em movimento, transmissoras e construtoras de conhecimento. Face à ambiguidade do termo “supervisão”, o conceito que lhe subjaz é explicitado e salientada a sua relação com conceitos conexos. Deste modo espera-se que a clarificação do conceito ajude ao afastamento dos “fantasmas” que ainda hoje pairam no ar relativamente à supervisão e que dificultam a aceitação da observação de aulas, estratégia fulcral na supervisão pedagógica. |
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A Supervisão no campo educativoSupervisãoFormação inicialFormação contínuaEscola reflexivaSupervisão institucionalEste caderno tem como objetivo divulgar o pensamento da autora sobre a temática da supervisão no campo educativo. Num registo de certo modo autobiográfico, começa com um olhar retrospetivo sobre o que foram os seus primeiros 25 anos na carreira profissional como supervisora na formação inicial de professores. Através desse olhar, temse acesso aos questionamentos que se iam levantando, aos processos, dificuldades, avanços e paragens na evolução da prática e da teorização sobre esse campo de ação que, a partir de final dos anos 80 do século passado, começou a atrair a atenção dos investigadores em Portugal. No contexto atual, a prática pedagógica supervisionada e as relações interinstitucionais requerem, na opinião da autora, uma reflexão e o desenvolvimento de uma cultura partilhada. Mas os textos neste caderno evidenciam também o alargamento do campo da supervisão à formação contínua de professores numa lógica colaborativa de desenvolvimento profissional, com uma atenção especial à dinâmica da supervisão entre pares. Além disso, é igualmente abordada a supervisão institucional em escolas que se pretendem reflexivas, sempre em movimento, transmissoras e construtoras de conhecimento. Face à ambiguidade do termo “supervisão”, o conceito que lhe subjaz é explicitado e salientada a sua relação com conceitos conexos. Deste modo espera-se que a clarificação do conceito ajude ao afastamento dos “fantasmas” que ainda hoje pairam no ar relativamente à supervisão e que dificultam a aceitação da observação de aulas, estratégia fulcral na supervisão pedagógica.This volume aims to disseminate the author’s thinking on the subject of supervision in the educational field. In a somewhat autobiographical record, she begins with a retrospective look at the first 25 years of her professional career as a supervisor in initial teacher education. By approaching her professional and research career, one accesses the questions that were raised, the processes, difficulties, advances and pauses in the evolution of the practice and the theorization about this field of action that, since the late 80s of the XX century, began to attract the attention of researchers in Portugal. According to the author, in the current context, supervised pedagogical practice and interinstitutional relations require a deep reflection and the development of a shared culture. Moreover, the texts in this volume also show the extension of the supervision field to the continuous education of teachers in a collaborative view of professional development, with special attention to the dynamics of supervision among peers. In addition, institutional supervision in schools, which are expected to be reflective, constantly evolving and capable to transmit and build knowledge, is also addressed. Given the ambiguity of the term “supervision”, the concept that underlies it is made explicit and its relationship with related concepts is highlighted. In this way, the clarification concerning the concept is expected to help moving away from the “ghosts” that still exist in relation to supervision and that hinder the acceptance of classroom observation, a key strategy in pedagogical supervision.Ce cahier vise à diffuser la réflexion de l’auteure sur le thème de la supervision dans le domaine éducatif. Dans un dossier quelque peu autobiographique, elle commence par un regard rétrospectif sur ce que furent les 25 premières années de sa carrière professionnelle en tant que superviseur de la formation initiale des enseignants. A travers ce regard, on accède aux questions qui se sont posées, aux processus, aux difficultés, aux avancées et aux pauses dans l’évolution de la pratique et de la théorisation de ce champ d’action qui, depuis les années 80 du XXe siècle, a commencé à attirer l’attention des chercheurs au Portugal. Dans le contexte actuel, la pratique pédagogique supervisée et les relations interinstitutionnelles nécessitent, selon l’auteure, une réflexion et le développement d’une culture partagée. Mais les textes de ce cahier montrent également l’élargissement du champ de la supervision à la formation continue des enseignants dans une logique collaborative du développement professionnel, avec une attention particulière pour la dynamique de la supervision par les pairs. Par ailleurs, la supervision institutionnelle est également abordée dans les écoles qui se veulent réflexives, toujours en mouvement, capables de transmettre et de développer des connaissances. Compte tenu de l’ambiguïté du terme « supervision », le concept qui le sous-tend est rendu plus explicite et sa relation avec les concepts connexes est mise en évidence. De cette façon, la clarification du concept devrait permettre d’éliminer les « fantômes » qui planent encore dans l’air concernant la supervision et qui rendent difficile l’acceptation de l’observation de cours, élément clé de la supervision pédagogique.Este cuaderno tiene como objetivo difundir el pensamiento de la autora sobre el tema de la supervisión en el campo educativo. En un registro de cierto modo autobiográfico, empieza con una mirada retrospectiva de la autora sobre los primeros 25 años de su carrera profesional como supervisora en la formación inicial de docentes. A través de esta mirada, uno tiene acceso a las preguntas que se iban planteando, bien como a los procesos, dificultades, avances y paradas en la evolución de la práctica y la teorización sobre este campo de acción que, desde finales de los años 80 del siglo pasado, comenzó a atraer la atención de los investigadores en Portugal. En el contexto actual, la práctica pedagógica supervisada y las relaciones interinstitucionales requieren, en opinión de la autora, una reflexión y el desarrollo de una cultura compartida. Sin embargo los textos de este cuaderno también muestran la extensión del campo de la supervisión a la formación permanente de docentes en una lógica colaborativa de desarrollo profesional, con especial atención a la dinámica de supervisión entre pares. Además, también se aborda la supervisión institucional en escuelas que se espera que sean reflexivas, siempre en movimiento, transmisoras y desarrolladoras de conocimiento. Ante la ambigüedad del término “supervisión”, el concepto subyacente se hace explícito y se destaca su relación con los conceptos conexos. De esta manera, se espera que la aclaración del concepto ayude a mantener alejados los “fantasmas” que aún flotan en el aire en relación a la supervisión y que impiden la aceptación de la observación de clases, una estrategia clave en la supervisión pedagógica.UA Editora2020-10-20T16:30:50Z2020-10-01T00:00:00Z2020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29513por978-972-789-654-710.34624/11c4-1960Alarcão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:07Zoai:ria.ua.pt:10773/29513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:50.283137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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