La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vincent-Roman, Marianne
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: fra
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1941
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
id RCAP_cbdacd1c7de18a0cf0cbf2d9cd82a31b
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiquesPsychopédagogie perceptiveSomato-psychopédagogieEnfantRelationPraxéologieRecherche qualitativeFormationPsicopedagogia perceptivaSomato-psicopedagogiaCriançaRelaçãoPraxeologiaInvestigação qualitativaFormaçãoDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.L’objet de cette recherche est l’application de la Somato-psychopédagogie auprès des enfants. Pour défricher ce thème neuf, l’enfant n’a pas été interrogé directement, mais l’auteur a enquêté auprès de praticiens experts qui accompagnent des enfants, tout âge confondu. Ont été ainsi analysés, de façon qualitative, les entretiens réalisés auprès de trois participants (dont l’auteur) et un questionnaire adressé à 21 autres praticiens, où était demandé s’ils accompagnaient ou non les enfants, et quelles étaient les facilités et les difficultés rencontrées. Les concepts de la Psychopédagogie perceptive sont étudiés afin de rechercher des critères propres au rapport au Sensible chez l’enfant, tout en discutant avec les référents théoriques issus d’autres approches thérapeutiques de l’enfance. Ce travail amène sur le plan théorique un nouveau concept pour présenter les caractéristiques du « petit être sensible », et sur le plan pratique, à proposer un plan de formation destiné à former les praticiens aux spécificités de l’accompagnement de l’enfant en somato-psychopédagogie. O tema desta investigação é a aplicação da Somato-psicopedagogia às crianças. Para tratar este tema novo as crianças não foram entrevistadas directamente, a autora questionou praticantes especialistas no acompanhamento em Somato-psicopedagogia que acompanham crianças de todas as faixas etárias. Foram analisadas, de forma qualitativa, entrevistas realizadas junto de 3 participantes (incluindo a autora) e um questionário enviado a 21 outros praticantes onde se perguntava se estes acompanhavam ou não crianças e quais as facilidades e dificuldades encontradas. Os conceitos da Psicopedagogia perceptiva são estudados com o objectivo de encontrar critérios próprios à relação ao Sensível nas crianças, discutindo-se também os referenciais teóricos vindos de outras abordagens terapêuticas da infância. Este trabalho conduz, do ponto de vista teórico, a um novo conceito para apresentar as características do "pequeno ser sensível" e, do ponto de vista prático, a propôr um plano de formação destinado a formar os "practiciens" às especificidades do acompanhamento das crianças em somato-psicopedagogia.[s.n.]Humpich, Jean-MarcRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVincent-Roman, Marianne2011-02-02T11:57:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1941frainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:14.640686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
title La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
spellingShingle La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
Vincent-Roman, Marianne
Psychopédagogie perceptive
Somato-psychopédagogie
Enfant
Relation
Praxéologie
Recherche qualitative
Formation
Psicopedagogia perceptiva
Somato-psicopedagogia
Criança
Relação
Praxeologia
Investigação qualitativa
Formação
title_short La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
title_full La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
title_fullStr La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
title_full_unstemmed La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
title_sort La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
author Vincent-Roman, Marianne
author_facet Vincent-Roman, Marianne
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Humpich, Jean-Marc
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vincent-Roman, Marianne
dc.subject.por.fl_str_mv Psychopédagogie perceptive
Somato-psychopédagogie
Enfant
Relation
Praxéologie
Recherche qualitative
Formation
Psicopedagogia perceptiva
Somato-psicopedagogia
Criança
Relação
Praxeologia
Investigação qualitativa
Formação
topic Psychopédagogie perceptive
Somato-psychopédagogie
Enfant
Relation
Praxéologie
Recherche qualitative
Formation
Psicopedagogia perceptiva
Somato-psicopedagogia
Criança
Relação
Praxeologia
Investigação qualitativa
Formação
description Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-02T11:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1941
url http://hdl.handle.net/10284/1941
dc.language.iso.fl_str_mv fra
language fra
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130245328011264