La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1941 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva. |
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La Psychopédagogie Perceptive et l'enfant: aspects théoriques et pratiquesPsychopédagogie perceptiveSomato-psychopédagogieEnfantRelationPraxéologieRecherche qualitativeFormationPsicopedagogia perceptivaSomato-psicopedagogiaCriançaRelaçãoPraxeologiaInvestigação qualitativaFormaçãoDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva.L’objet de cette recherche est l’application de la Somato-psychopédagogie auprès des enfants. Pour défricher ce thème neuf, l’enfant n’a pas été interrogé directement, mais l’auteur a enquêté auprès de praticiens experts qui accompagnent des enfants, tout âge confondu. Ont été ainsi analysés, de façon qualitative, les entretiens réalisés auprès de trois participants (dont l’auteur) et un questionnaire adressé à 21 autres praticiens, où était demandé s’ils accompagnaient ou non les enfants, et quelles étaient les facilités et les difficultés rencontrées. Les concepts de la Psychopédagogie perceptive sont étudiés afin de rechercher des critères propres au rapport au Sensible chez l’enfant, tout en discutant avec les référents théoriques issus d’autres approches thérapeutiques de l’enfance. Ce travail amène sur le plan théorique un nouveau concept pour présenter les caractéristiques du « petit être sensible », et sur le plan pratique, à proposer un plan de formation destiné à former les praticiens aux spécificités de l’accompagnement de l’enfant en somato-psychopédagogie. O tema desta investigação é a aplicação da Somato-psicopedagogia às crianças. Para tratar este tema novo as crianças não foram entrevistadas directamente, a autora questionou praticantes especialistas no acompanhamento em Somato-psicopedagogia que acompanham crianças de todas as faixas etárias. Foram analisadas, de forma qualitativa, entrevistas realizadas junto de 3 participantes (incluindo a autora) e um questionário enviado a 21 outros praticantes onde se perguntava se estes acompanhavam ou não crianças e quais as facilidades e dificuldades encontradas. Os conceitos da Psicopedagogia perceptiva são estudados com o objectivo de encontrar critérios próprios à relação ao Sensível nas crianças, discutindo-se também os referenciais teóricos vindos de outras abordagens terapêuticas da infância. Este trabalho conduz, do ponto de vista teórico, a um novo conceito para apresentar as características do "pequeno ser sensível" e, do ponto de vista prático, a propôr um plano de formação destinado a formar os "practiciens" às especificidades do acompanhamento das crianças em somato-psicopedagogia.[s.n.]Humpich, Jean-MarcRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVincent-Roman, Marianne2011-02-02T11:57:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1941frainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:14.640686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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