A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23778 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_cbe7d84007fc2e71f22330ec6698eae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23778 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho intitulado “A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos” corresponde ao relatório de estágio em ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, numa turma de Artes Visuais do 10º ano. De acordo com os objetivos inicialmente propostos, defendo que a leitura dos textos filosóficos é essencial e imprescindível numa aula de filosofia, pois têm como principais objetivos a estimulação e desenvolvimento da capacidade crítica, da problematização e da argumentação dos leitores. O presente relatório é resultado de duas componentes, a componente letiva e a componente de investigação. O relatório é assim composto por uma introdução, três capítulos, uma conclusão, bibliografia e um apartado de anexos. A introdução tem como objetivo fundamental descrever, sucintamente, o trabalho realizado. No primeiro capítulo intitulado “Contexto e Plano Geral de Intervenção”, é exposto o contexto de intervenção onde decorreu o estágio, apresentando o plano geral de intervenção. O segundo capítulo intitulado “Desenvolvimento da Intervenção” descreve o desenvolvimento da intervenção e a fundamentação dos temas abordados. O terceiro capítulo intitulado “Avaliação da Intervenção” faz a apresentação da avaliação relativa ao processo de intervenção. Segue-se a conclusão onde são apresentadas as principais reflexões do trabalho. Na bibliografia são indicadas as fontes que fundamentam a investigação. Contém ainda um apartado de anexos de algum material utilizado para a realização do trabalho.This work about “The relation of philosophical texts with the development of students’ argumentative capacity” is the internship report in Philosophy teaching at secondary school during 2011 / 2012 schoolyear at Martins Sarmento Secondary School, in Guimarães, in a 10th grade of a Visual Arts class. The purpose of this report is to show that the reading of philosophical texts is crucial and indispensable in a philosophy lesson since they stimulate and develop the critical ability of readers’ questioning and argumentation. This report is the result of two components, the component academic and research component. This report comprises an introduction, three chapters, a bibliography and attachments. The introduction aims to describe the work done, namely the topic, the purpose, the relevance and background. The first chapter, “Context and General Plan Intervention" explains the background of this internship. The second chapter, titled "Development of Intervention" describes the development of the intervention and the reasons of the topics covered. The third chapter, “Evaluation of Intervention" refers to the evaluation of the intervention’s process. In relation to the last chapter, the main conclusions are presented. The bibliography indicates the sources that underlie my research work. Moreover, there is an appendix of materials used to do this work.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoAlves, Cristina Sofia Mateus20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:06.399813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
title |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
spellingShingle |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos Alves, Cristina Sofia Mateus 19:372.819 372.819:19 |
title_short |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
title_full |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
title_fullStr |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
title_full_unstemmed |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
title_sort |
A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
author |
Alves, Cristina Sofia Mateus |
author_facet |
Alves, Cristina Sofia Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Custódia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Cristina Sofia Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
19:372.819 372.819:19 |
topic |
19:372.819 372.819:19 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23778 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132903581417472 |