A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alarcão, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31706
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os Mestrados em Supervisão e aqueles em que esta área seja especialidade de outros Mestrados em Educação/Ciências da Educação a partir dos planos curriculares (ou planos de estudos) de 13 Instituições de Ensino Superior em Portugal. As unidades curriculares, obrigatórias (obrigatórias e obrigatórias de supervisão) e opcionais (obrigatórias e condicionadas), são classificadas em 15 áreas disciplinares. Dos resultados pode-se inferir que o conceito de Supervisão subjacente aponta para a formação inicial de professores e para o desenvolvimento profissional, com escassas referências à supervisão institucional. O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) atribuídos às disciplinas de supervisão são apenas 17, 17% do total. Unidades curriculares com grande peso são investigação e avaliação. Nota-se a fraca presença de disciplinas de observação e relações interpessoais. A associação da supervisão à avaliação e a orientação prioritária para a supervisão pedagógica são aspetos comuns aos vários Mestrados.
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