Decomposição da intensidade das emissões de CO2 para o setor dos transportes na União Europeia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29020 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo a identificação dos efeitos que mais contribuem para a intensidade das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), analisar os efeitos separadamente, observar a sua evolução e perceber qual dos efeitos tem maior importância na determinação da intensidade das emissões no setor dos transportes dos países europeus selecionados para análise: Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Lituânia e Portugal. O conhecimento dos determinantes é importante para que se possam aplicar políticas de redução de emissões de CO2 adequadas e especificas para o setor dos transportes. Este estudo mostra-se inovador pois não são conhecidos estudos que façam este tipo de análise para os países da Europa. Para tal, foi aplicada a técnica de Decomposição Completa aos dados disponíveis para o setor dos transportes durante o período de 2008 a 2018. As variações na intensidade das emissões de CO2 foram decompostas em seis efeitos: (i) variações nas emissões de CO2 comparativamente ao consumo de combustíveis fósseis (Efeito CF); (ii) variações no consumo de combustíveis fósseis comparativamente ao consumo de eletricidade (Efeito FE); (iii) variações no consumo de eletricidade comparativamente ao consumo total de energia (Efeito EEn); (iv) variações no consumo total de energia comparativamente ao capital utilizado no setor dos transportes (Efeito EnK); (v) variações no capital per capita (Efeito KP); (vi) inverso da produtividade média do trabalho no setor dos transportes (Efeito LVA). O estudo revela que a intensidade das emissões no setor dos transportes diminuiu comparativamente ao primeiro ano da amostra, e que os efeitos que mais contribuíram para esta variação foram o efeito EnK e o efeito KP na maioria dos países em análise. A Dinamarca e a Lituânia apresentam um padrão distinto dos restantes países analisados, em que os efeitos que mais contribuíram para a variação foram o Efeito CF, Efeito LVA e o Efeito Een. |
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Decomposição da intensidade das emissões de CO2 para o setor dos transportes na União EuropeiaCO2Setor dos transportesIntensidade das emissõesAnálise de decomposiçãoUnião EuropeiaA presente dissertação tem como objetivo a identificação dos efeitos que mais contribuem para a intensidade das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), analisar os efeitos separadamente, observar a sua evolução e perceber qual dos efeitos tem maior importância na determinação da intensidade das emissões no setor dos transportes dos países europeus selecionados para análise: Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Lituânia e Portugal. O conhecimento dos determinantes é importante para que se possam aplicar políticas de redução de emissões de CO2 adequadas e especificas para o setor dos transportes. Este estudo mostra-se inovador pois não são conhecidos estudos que façam este tipo de análise para os países da Europa. Para tal, foi aplicada a técnica de Decomposição Completa aos dados disponíveis para o setor dos transportes durante o período de 2008 a 2018. As variações na intensidade das emissões de CO2 foram decompostas em seis efeitos: (i) variações nas emissões de CO2 comparativamente ao consumo de combustíveis fósseis (Efeito CF); (ii) variações no consumo de combustíveis fósseis comparativamente ao consumo de eletricidade (Efeito FE); (iii) variações no consumo de eletricidade comparativamente ao consumo total de energia (Efeito EEn); (iv) variações no consumo total de energia comparativamente ao capital utilizado no setor dos transportes (Efeito EnK); (v) variações no capital per capita (Efeito KP); (vi) inverso da produtividade média do trabalho no setor dos transportes (Efeito LVA). O estudo revela que a intensidade das emissões no setor dos transportes diminuiu comparativamente ao primeiro ano da amostra, e que os efeitos que mais contribuíram para esta variação foram o efeito EnK e o efeito KP na maioria dos países em análise. A Dinamarca e a Lituânia apresentam um padrão distinto dos restantes países analisados, em que os efeitos que mais contribuíram para a variação foram o Efeito CF, Efeito LVA e o Efeito Een.This dissertation has the objective to identify which effects contribute more to the carbon dioxide emissions (CO2) intensity in the transport sector, analysing these effects separately and observing their evolution in UE 27 and in the following European countries: Germany, Denmark, Slovenia, Spain, Italy, Lithuania and Portugal. In order to do this, the technique of Complete Decomposition was applied to obtain the effects facts in the transport sector for the period of 2008 to 2018. It is important to have the knowledge base of these effects to enable the implementation of policies that will reduce CO2 emissions. Their policies must be adequate and specific to the transport sector. This is an innovative study, as there have been no other study that analysed these specific countries in Europe, nor the studied period. The variations in the CO2 emissions were divided in six efvariables: (i) variations of CO2 emissions, compared to the consumption of fossil fuels (Effect CF); (ii) variations in the consumption of fossil fuels compared to the consumption of electricity (Effect FE); (iii) variations in the consumption of electricity compared to the total consumption of energy (Effect EEn); (iv) variations in the total consumption of energy compared to the capital used in the transport sector. (Effect EnK); (v) variations in capital per capita (Effect KP); (vi) inverse work average of productivity in the transport sector (Effect LVA). The study revealed that the intensity of emissions in the transport sector has diminished in the studied period and that the effects that contributed more to the variations were Effect EnK and Effect KP in the majority of the countries analysed. Denmark and Lithuania show a distinctive pattern in relation to the other countries analysed, in that the effects that contributed more to the variations were Effect CF, Effect LVA and Effect Een.2020-08-11T18:16:41Z2020-07-28T00:00:00Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29020porNeves, Ana Sofia Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:26:57Zoai:ria.ua.pt:10773/29020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:26:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação tem como objetivo a identificação dos efeitos que mais contribuem para a intensidade das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), analisar os efeitos separadamente, observar a sua evolução e perceber qual dos efeitos tem maior importância na determinação da intensidade das emissões no setor dos transportes dos países europeus selecionados para análise: Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Lituânia e Portugal. O conhecimento dos determinantes é importante para que se possam aplicar políticas de redução de emissões de CO2 adequadas e especificas para o setor dos transportes. Este estudo mostra-se inovador pois não são conhecidos estudos que façam este tipo de análise para os países da Europa. Para tal, foi aplicada a técnica de Decomposição Completa aos dados disponíveis para o setor dos transportes durante o período de 2008 a 2018. As variações na intensidade das emissões de CO2 foram decompostas em seis efeitos: (i) variações nas emissões de CO2 comparativamente ao consumo de combustíveis fósseis (Efeito CF); (ii) variações no consumo de combustíveis fósseis comparativamente ao consumo de eletricidade (Efeito FE); (iii) variações no consumo de eletricidade comparativamente ao consumo total de energia (Efeito EEn); (iv) variações no consumo total de energia comparativamente ao capital utilizado no setor dos transportes (Efeito EnK); (v) variações no capital per capita (Efeito KP); (vi) inverso da produtividade média do trabalho no setor dos transportes (Efeito LVA). O estudo revela que a intensidade das emissões no setor dos transportes diminuiu comparativamente ao primeiro ano da amostra, e que os efeitos que mais contribuíram para esta variação foram o efeito EnK e o efeito KP na maioria dos países em análise. A Dinamarca e a Lituânia apresentam um padrão distinto dos restantes países analisados, em que os efeitos que mais contribuíram para a variação foram o Efeito CF, Efeito LVA e o Efeito Een. |
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