Decomposição da intensidade das emissões de CO2 para o setor dos transportes na União Europeia

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Main Author: Neves, Ana Sofia Ferraz
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/29020
Summary: A presente dissertação tem como objetivo a identificação dos efeitos que mais contribuem para a intensidade das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), analisar os efeitos separadamente, observar a sua evolução e perceber qual dos efeitos tem maior importância na determinação da intensidade das emissões no setor dos transportes dos países europeus selecionados para análise: Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Lituânia e Portugal. O conhecimento dos determinantes é importante para que se possam aplicar políticas de redução de emissões de CO2 adequadas e especificas para o setor dos transportes. Este estudo mostra-se inovador pois não são conhecidos estudos que façam este tipo de análise para os países da Europa. Para tal, foi aplicada a técnica de Decomposição Completa aos dados disponíveis para o setor dos transportes durante o período de 2008 a 2018. As variações na intensidade das emissões de CO2 foram decompostas em seis efeitos: (i) variações nas emissões de CO2 comparativamente ao consumo de combustíveis fósseis (Efeito CF); (ii) variações no consumo de combustíveis fósseis comparativamente ao consumo de eletricidade (Efeito FE); (iii) variações no consumo de eletricidade comparativamente ao consumo total de energia (Efeito EEn); (iv) variações no consumo total de energia comparativamente ao capital utilizado no setor dos transportes (Efeito EnK); (v) variações no capital per capita (Efeito KP); (vi) inverso da produtividade média do trabalho no setor dos transportes (Efeito LVA). O estudo revela que a intensidade das emissões no setor dos transportes diminuiu comparativamente ao primeiro ano da amostra, e que os efeitos que mais contribuíram para esta variação foram o efeito EnK e o efeito KP na maioria dos países em análise. A Dinamarca e a Lituânia apresentam um padrão distinto dos restantes países analisados, em que os efeitos que mais contribuíram para a variação foram o Efeito CF, Efeito LVA e o Efeito Een.
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