To use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9401 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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To use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicasRelações públicasInfluenciadores digitaisRelações públicas 2.0Social mediaWeb 2.0InstagramYouTubePublic relationsDigital influencersPublic relations 2.0Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A evolução tecnológica veio alterar o paradigma da comunicação e também os padrões comportamentais e sociais. Atualmente, a tecnologia faz parte do quotidiano e é indispensável para as próprias organizações e/ou marcas, que se querem manter em contacto e próximas dos seus públicos. A internet acabou com a distância entre pessoas, públicos e organizações e os social media apresentam uma forma rápida e eficaz de comunicar. A grande particularidade da comunicação digital assenta na facilidade em disseminar uma mensagem e no contacto instantâneo. Para além da simplicidade em comunicar, a internet e os social media permitem que uma pessoa comum possa comunicar com milhares de pessoas e tornar-se influente junto das mesmas. É, neste contexto, que surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que ganham vários seguidores, que segmentam públicos, através de conteúdos que partilham, de acordo com o seu interesse próprio, garantem a atenção de audiências e fazem-se ouvir junto delas. Assim, as marcas, as organizações e as Relações Públicas começam a recorrer estrategicamente a estes influenciadores, já que os seus objetivos passam por construir e manter uma relação benéfica com todas as partes interessadas. É fundamental que a mensagem tenha impacto junto dos seus seguidores, trazendo aspetos positivos para a estratégia aplicada. Entra-se numa era em que os influenciadores digitais dominam e comunicam de forma eficaz. É neste contexto que as Relações Públicas adaptam a sua comunicação, repensam a sua forma de atuação e surge o conceito de RP 2.0. Assim, é importante perceber as principais mudanças e de que forma o profissional tem comunicado com todas estas alterações, além de compreender a forma como as Relações Públicas se têm apropriado dos Influenciadores Digitais enquanto ferramenta de comunicação. O relatório de estágio desenvolvido prende-se com um estágio desenvolvido durante seis meses, no período de janeiro a junho, onde trabalhei, na IPSIS, a componente de Relações Públicas em agência de comunicação, onde se acompanhou toda a comunicação com o cliente, desde a elaboração de comunicado, passando pelo follow up ao report, por exemplo, mas também onde foram desenvolvidos, na Milenar, planos de comunicação para um projeto confidencial e onde se realizou uma análise sobre os Influenciadores Digitais e de que forma podiam ser bons aliados às marcas.ABSTRACT: Technological evolution has changed the paradigm of communication as well as behavioral and social patterns. Currently, technology is part of daily life and is indispensable for the organizations and / or brands, who want to keep in touch and close to their audiences. The internet has put an end to the distance between people, public and organizations and social media present a fast and effective way of communicating. The great peculiarity of digital communication is based on the ease of disseminating a message and on instant contact. In addition to the simplicity of communication, the internet and social media allow an ordinary person to communicate with thousands of people and become influential among them. It is, in this context, that digital influencers emerge - ordinary people who gain multiple followers, who segment audiences, through content that they share, according to their own interests, they secure the attention of audiences and make themselves heard. Thus, brands, organizations and Public Relations begin to appeal strategically to these influencers, as its objectives are to build and maintain a beneficial relationship with all stakeholders. It is essential that the message has an impact on its followers, bringing positive aspects to the applied strategy. We enter an era in which digital influencers dominate and communicate effectively. Public Relations adapt their communication, rethink their way of acting and the concept of RP 2.0 appears. Thus, it is important to note the key changes and how the professional has communicated with all these changes, in addition to understanding how Public Relations have appropriated Digital Influencers as a communication tool. The internship report was developed with a six-month internship, from January to June, at IPSIS, the Public Relations component in a communication agency, following all the communication for a client, since the preparation of the statement, through the follow up to the report, for example, but also where it was developed, in Milenar, communication plans for a confidential project and where an analysis was made on Digital Influencers and how they could be good allies to the brands.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAntunes, Ana Cristina CoelhoRCIPLTomaz, Ana Soraia Ramos2019-02-04T15:38:27Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9401TID:202055442porTomaz, A.S.R. (2018). To use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicas. Relatório de estágio do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:58.834638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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