Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82153 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais PortuguesesPredictors of Positive and Negative Affect in Portuguese International and Non-International StudentsEstudantes InternacionaisAfetoRegulação Emocional CognitivaStresseApoio SocialInternational StudentsAffectCognitive Emotion RegulationStressSocial SupportTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: O fenómeno da internacionalização estudantil é uma realidade contemporânea, sendo necessário estudar as suas características distintivas e o ajustamento psicológico dos estudantes. Objectivos: comparar os estudantes internacionais (EI) e não internacionais (ENI) em características sociodemográficas, académicas e psicológicas e averiguar os correlatos e preditores da perturbação emocional (Afeto Negativo/AN) e do bem-estar psicológico (Afeto Positivo/AP) nos dois grupos. Métodos: 286 estudantes universitários, 103 EI (78.6% mulheres; idade média 23.59±2.08) e 186 ENI (67.7% mulheres; idade média 23.06±dp=3.03) completaram o POMS, o CERQ, o NEO-FFI-20, a ESP e a EAE-Rosenberg, respondendo ainda a perguntas sobre características académicas e demográficas, sono, saúde, qualidade de vida e apoio social. Resultados: Os EI diferem dos ENI pela predominância do género feminino, melhor desempenho académico, proficiência do inglês e apoio social, utilização frequente da catastrofização e do coping adaptativo, idades mais elevadas e maior conscienciosidade, bem como tendência para maior extroversão e uso do coping colocar em perspectiva. Destas variáveis, apenas as primeiras 6 são preditores consistentes de maior probabilidade de ser EI. As amostras não diferiram quanto ao AN/AP e preditores do AP, elevada extroversão, regulação emocional cognitiva (REC) positiva e baixo stresse. Os preditores do AN diferiram: elevado stresse e estratégias de REC negativas nos ENI e elevado stresse, baixa utilização de REC positiva e baixa conscienciosidade nos EI. Conclusão: Os EI apresentam características globalmente mais adaptativas, não diferindo dos estudantes ENI no afecto. Contudo, as diferenças nos preditores do AN salientam a necessidade de um apoio especializado e específico à população.Introduction: Student internationalization is now a reality. There is a need to study its characteristics and the student’s psychological adjustment. Objectives: to analyse if international students (IS) diverge from regular students (RS) on sociodemographic, academic or psychological characteristics and to compare the correlates and predictors of well-being (Positive Affect/PA) and psychological distress (Negative affect/NA) in both groups. Methods: 286 university students, 103 IS (78.6% women; mean aged 23.59±2.08) and 186 RS (67.7% women; mean aged 23.06±dp=3.03) completed POMS, CERQ, NEO-FFI-20, PSS and Rosenberg-SES questionnaires and additional questions about academic and sociodemographic topics, sleep, health, quality of live and social support. Results: IS differ from RS. The former are predominantly female, have superior academic performance and better level of English language and social support. They frequently use catastrophizing and adaptive coping, they are older, have high levels of consciousness and have a tendency to extraversion and to use putting in perspective cognitive-emotional coping. The first six variables are predictors of higher probability of being an IS.The groups did not differ significantly in NA/PA levels and in PA predictors: high extroversion, positive cognitive emotional regulation (CERQ) and low stress. But they had some different correlates and predictors of NA: high stress and negative CERQ on RS and high stress, low positive CERQ and low consciousness on IS. Conclusion: In general, IS have more adaptive features but did not differ from RS on affect. However, the differences between predictors of NA bring the need of specialized support, specific to the student population.2018-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82153http://hdl.handle.net/10316/82153TID:202051323porCarmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-16T08:25:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:06.874532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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