Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82153
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
id RCAP_cc146154d67edbe4a1ec068e559c5cfa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais PortuguesesPredictors of Positive and Negative Affect in Portuguese International and Non-International StudentsEstudantes InternacionaisAfetoRegulação Emocional CognitivaStresseApoio SocialInternational StudentsAffectCognitive Emotion RegulationStressSocial SupportTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: O fenómeno da internacionalização estudantil é uma realidade contemporânea, sendo necessário estudar as suas características distintivas e o ajustamento psicológico dos estudantes. Objectivos: comparar os estudantes internacionais (EI) e não internacionais (ENI) em características sociodemográficas, académicas e psicológicas e averiguar os correlatos e preditores da perturbação emocional (Afeto Negativo/AN) e do bem-estar psicológico (Afeto Positivo/AP) nos dois grupos. Métodos: 286 estudantes universitários, 103 EI (78.6% mulheres; idade média 23.59±2.08) e 186 ENI (67.7% mulheres; idade média 23.06±dp=3.03) completaram o POMS, o CERQ, o NEO-FFI-20, a ESP e a EAE-Rosenberg, respondendo ainda a perguntas sobre características académicas e demográficas, sono, saúde, qualidade de vida e apoio social. Resultados: Os EI diferem dos ENI pela predominância do género feminino, melhor desempenho académico, proficiência do inglês e apoio social, utilização frequente da catastrofização e do coping adaptativo, idades mais elevadas e maior conscienciosidade, bem como tendência para maior extroversão e uso do coping colocar em perspectiva. Destas variáveis, apenas as primeiras 6 são preditores consistentes de maior probabilidade de ser EI. As amostras não diferiram quanto ao AN/AP e preditores do AP, elevada extroversão, regulação emocional cognitiva (REC) positiva e baixo stresse. Os preditores do AN diferiram: elevado stresse e estratégias de REC negativas nos ENI e elevado stresse, baixa utilização de REC positiva e baixa conscienciosidade nos EI. Conclusão: Os EI apresentam características globalmente mais adaptativas, não diferindo dos estudantes ENI no afecto. Contudo, as diferenças nos preditores do AN salientam a necessidade de um apoio especializado e específico à população.Introduction: Student internationalization is now a reality. There is a need to study its characteristics and the student’s psychological adjustment. Objectives: to analyse if international students (IS) diverge from regular students (RS) on sociodemographic, academic or psychological characteristics and to compare the correlates and predictors of well-being (Positive Affect/PA) and psychological distress (Negative affect/NA) in both groups. Methods: 286 university students, 103 IS (78.6% women; mean aged 23.59±2.08) and 186 RS (67.7% women; mean aged 23.06±dp=3.03) completed POMS, CERQ, NEO-FFI-20, PSS and Rosenberg-SES questionnaires and additional questions about academic and sociodemographic topics, sleep, health, quality of live and social support. Results: IS differ from RS. The former are predominantly female, have superior academic performance and better level of English language and social support. They frequently use catastrophizing and adaptive coping, they are older, have high levels of consciousness and have a tendency to extraversion and to use putting in perspective cognitive-emotional coping. The first six variables are predictors of higher probability of being an IS.The groups did not differ significantly in NA/PA levels and in PA predictors: high extroversion, positive cognitive emotional regulation (CERQ) and low stress. But they had some different correlates and predictors of NA: high stress and negative CERQ on RS and high stress, low positive CERQ and low consciousness on IS. Conclusion: In general, IS have more adaptive features but did not differ from RS on affect. However, the differences between predictors of NA bring the need of specialized support, specific to the student population.2018-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82153http://hdl.handle.net/10316/82153TID:202051323porCarmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-16T08:25:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:06.874532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
Predictors of Positive and Negative Affect in Portuguese International and Non-International Students
title Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
spellingShingle Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
Estudantes Internacionais
Afeto
Regulação Emocional Cognitiva
Stresse
Apoio Social
International Students
Affect
Cognitive Emotion Regulation
Stress
Social Support
title_short Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
title_full Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
title_fullStr Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
title_full_unstemmed Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
title_sort Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
author Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
author_facet Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes Internacionais
Afeto
Regulação Emocional Cognitiva
Stresse
Apoio Social
International Students
Affect
Cognitive Emotion Regulation
Stress
Social Support
topic Estudantes Internacionais
Afeto
Regulação Emocional Cognitiva
Stresse
Apoio Social
International Students
Affect
Cognitive Emotion Regulation
Stress
Social Support
description Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82153
http://hdl.handle.net/10316/82153
TID:202051323
url http://hdl.handle.net/10316/82153
identifier_str_mv TID:202051323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133934132396032