Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501 |
Resumo: | Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão. |
id |
RCAP_cc42d63499910fc9b08362d5a7f4fbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúdeContinuing teacher education in higher education in healthFormação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa.Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research.Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.To identify literary evidence on strategies for continuing education of undergraduate health professors. Integrative Literature Review, developed in six stages: Research question, inclusion and exclusion criteria, categorization, evaluation, interpretation and final writing. Searches were carried out in the Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric and Web of Science databases. The inclusion criteria were primary studies, published between 2014 and 2020, in Portuguese, English and Spanish, which addressed the proposed theme. 32 articles were selected from which ten analytical categories emerged: Information and Communication Technology (ICT), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Distance education (EAD), Pedagogical training courses, Reflection of practice, Bloom's Taxonomy, Skills Development and Personification. In the current educational context. There is a wide variety of teacher training strategies, in view of the specificity of each scenario. A qualitative research is a means to expand this understanding.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 490-5012184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113/111Medeiros, Rodolfo de OliveiraHiga, Elza de Fátima RibeiroMarin, Maria José SanchesLazarini, Carlos AlbertoLemes, Monike Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:17Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.742471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde Continuing teacher education in higher education in health |
title |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
spellingShingle |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde Medeiros, Rodolfo de Oliveira Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa. Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research. |
title_short |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
title_full |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
title_fullStr |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
title_sort |
Formação continuada de professores no ensino superior em saúde |
author |
Medeiros, Rodolfo de Oliveira |
author_facet |
Medeiros, Rodolfo de Oliveira Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Lemes, Monike Alves |
author_role |
author |
author2 |
Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Lemes, Monike Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Rodolfo de Oliveira Higa, Elza de Fátima Ribeiro Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Lemes, Monike Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa. Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research. |
topic |
Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa. Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research. |
description |
Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 490-501 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 490-501 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 490-501 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346428563456 |