Formação continuada de professores no ensino superior em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rodolfo de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Higa, Elza de Fátima Ribeiro, Marin, Maria José Sanches, Lazarini, Carlos Alberto, Lemes, Monike Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501
Resumo: Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.
id RCAP_cc42d63499910fc9b08362d5a7f4fbf7
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada de professores no ensino superior em saúdeContinuing teacher education in higher education in healthFormação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa.Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research.Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.To identify literary evidence on strategies for continuing education of undergraduate health professors. Integrative Literature Review, developed in six stages: Research question, inclusion and exclusion criteria, categorization, evaluation, interpretation and final writing. Searches were carried out in the Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric and Web of Science databases. The inclusion criteria were primary studies, published between 2014 and 2020, in Portuguese, English and Spanish, which addressed the proposed theme. 32 articles were selected from which ten analytical categories emerged: Information and Communication Technology (ICT), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Distance education (EAD), Pedagogical training courses, Reflection of practice, Bloom's Taxonomy, Skills Development and Personification. In the current educational context. There is a wide variety of teacher training strategies, in view of the specificity of each scenario. A qualitative research is a means to expand this understanding.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 490-501New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 490-5012184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113/111Medeiros, Rodolfo de OliveiraHiga, Elza de Fátima RibeiroMarin, Maria José SanchesLazarini, Carlos AlbertoLemes, Monike Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:17Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.742471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
Continuing teacher education in higher education in health
title Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
spellingShingle Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
Medeiros, Rodolfo de Oliveira
Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa.
Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research.
title_short Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
title_full Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
title_fullStr Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
title_full_unstemmed Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
title_sort Formação continuada de professores no ensino superior em saúde
author Medeiros, Rodolfo de Oliveira
author_facet Medeiros, Rodolfo de Oliveira
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Lemes, Monike Alves
author_role author
author2 Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Lemes, Monike Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rodolfo de Oliveira
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Lemes, Monike Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa.
Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research.
topic Formação de Professores; Capacitação Docente; Revisão da Literatura; Pesquisa Qualitativa.
Teacher Training; Integrative Literature Review; Qualitative Research.
description Identificar evidências literárias sobre as estratégias para formação continuada de professores da graduação em saúde. Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida em seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. Realizaram-se buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Bdenf, Cumed, Scopus, Scielo, Eric e Web of Science. Os critérios de inclusão foram estudos primários, publicados entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordavam a temática proposta. Selecionados 32 artigos dos quais emergiram dez categorias analíticas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Workshop, Design Thinking, Problem-Based Learning (PBL), Educação à distância (EAD), Cursos de formação pedagógica, Reflexão da prática, Taxonomia de Bloom, Desenvolvimento de competências e Personificação. No atual contexto educacional, há uma ampla diversidade de estratégias de capacitação docente, tendo em vista a especificidade de cada cenário. A pesquisa qualitativa é um meio que permite ampliar esta compreensão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.490-501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/113/111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 490-501
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 490-501
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 490-501
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346428563456