As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Catarina Rebouta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878
Resumo: O presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber.
id RCAP_cc575e23db9cf2985c39006de479e579
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoEducação ArtísticaArtes visuaisMateriais PedagógicosO presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber.2020-06-05T10:49:44Z2020-05-28T00:00:00Z2020-05-282019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2878TID:202484122porSilva, Catarina Reboutainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:36.101764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
title As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
Silva, Catarina Rebouta
Educação Artística
Artes visuais
Materiais Pedagógicos
title_short As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_sort As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Catarina Rebouta
author_facet Silva, Catarina Rebouta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Catarina Rebouta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Artística
Artes visuais
Materiais Pedagógicos
topic Educação Artística
Artes visuais
Materiais Pedagógicos
description O presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2020-06-05T10:49:44Z
2020-05-28T00:00:00Z
2020-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878
TID:202484122
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878
identifier_str_mv TID:202484122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131631993225216