As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878 |
Resumo: | O presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber. |
id |
RCAP_cc575e23db9cf2985c39006de479e579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoEducação ArtísticaArtes visuaisMateriais PedagógicosO presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber.2020-06-05T10:49:44Z2020-05-28T00:00:00Z2020-05-282019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2878TID:202484122porSilva, Catarina Reboutainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:36.101764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico Silva, Catarina Rebouta Educação Artística Artes visuais Materiais Pedagógicos |
title_short |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Silva, Catarina Rebouta |
author_facet |
Silva, Catarina Rebouta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Catarina Rebouta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artística Artes visuais Materiais Pedagógicos |
topic |
Educação Artística Artes visuais Materiais Pedagógicos |
description |
O presente relatório de investigação denominado de “As Artes visuais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é que a Arte influencia, potencia e facilita o processo de aprendizagem dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Sendo assim, o foco deste trabalho é perceber de que forma é que as Artes Visuais são relevantes na promoção das aprendizagens das crianças e respetivo desenvolvimento da sua personalidade. Hoje em dia, é importante adotar estratégias diversificadas e inovadoras para o ensino e/ou aprendizagem dos alunos. A Arte surge assim como uma metodologia didática e também inspiradora, que permite que os alunos se sintam motivados e capazes de ultrapassarem algumas questões educativas. É assim esperado que através da Arte e de algumas criações artísticas, os alunos despertem interesse e motivação para as suas aprendizagens. Por isso mesmo, a realização e utilização de materiais didáticos permite aos alunos percebam melhor os conteúdos abordados, de uma forma mais informal, sem esquecer as suas aprendizagens essenciais. Este estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza de investigação qualitativa com os dados recolhidos da observação participante do grupo, e através da realização de um inquérito realizado a docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em suma, as conclusões do estudo revelaram que as Artes Visuais apresentam vantagens significativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo que foi possível observar o aumento do empenho e o sucesso nas várias áreas do saber. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 2020-06-05T10:49:44Z 2020-05-28T00:00:00Z 2020-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878 TID:202484122 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2878 |
identifier_str_mv |
TID:202484122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131631993225216 |