A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2171 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_cc7022a5917567a472f6092492c48a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo2º ciclo do ensino básicociências naturaismatemáticaprática de ensino supervisionadaTIC2nd cycle of basic educationICTmathematicsnatural sciencessupervised teaching practiceRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Está organizado em duas partes. A Parte I refere-se aos quatro estágios realizados durante o Mestrado, focando as Práticas de Ensino Supervisionado. A Parte II apresenta a investigação relativa ao estudo desenvolvido. O estudo fez-se para identificar a utilização das TIC no contexto de ensino e aprendizagem em Matemática e Ciências Naturais numa turma do 5.º ano em casa e na sala de aula. Realizou-se pelo preenchimento de um questionário, no Google Forms. Verificou-se que não existe o uso das TIC para além da sua utilização básica: ver vídeos, imagens e usar documentos. As TIC não são usadas nas atividades didáticas, nem se usam na sala de aula para promover a motivação e interesse nos alunos pelos temas estudados.This report was developed within the framework of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and the 2nd Cycle of Basic Education in Mathematics and Natural Sciences. It is organized in two parts. Part I refers to the four stages during the Master's Degree, focusing on Supervised Teaching Practices. Part II presents the research related to the study developed. The study was done to identify the use of ICT in the context of teaching and learning in Mathematics and Natural Sciences in a 5th grade class at home and in the classroom. This was done by completing a questionnaire in Google Forms. It has been found that there is no use of ICT beyond its basic use: viewing videos, images and using documents. ICT is not used in teaching activities, nor is it used in the classroom to promote student motivation and interest in the subjects studied.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFidalgo, João Filipe Lopes2018-04-01T22:17:55Z2018-03-212018-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2171TID:201890127por201890127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:18.107215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
title |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
spellingShingle |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo Fidalgo, João Filipe Lopes 2º ciclo do ensino básico ciências naturais matemática prática de ensino supervisionada TIC 2nd cycle of basic education ICT mathematics natural sciences supervised teaching practice |
title_short |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
title_full |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
title_fullStr |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
title_sort |
A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo |
author |
Fidalgo, João Filipe Lopes |
author_facet |
Fidalgo, João Filipe Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Marisa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, João Filipe Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
2º ciclo do ensino básico ciências naturais matemática prática de ensino supervisionada TIC 2nd cycle of basic education ICT mathematics natural sciences supervised teaching practice |
topic |
2º ciclo do ensino básico ciências naturais matemática prática de ensino supervisionada TIC 2nd cycle of basic education ICT mathematics natural sciences supervised teaching practice |
description |
Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01T22:17:55Z 2018-03-21 2018-03-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2171 TID:201890127 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2171 |
identifier_str_mv |
TID:201890127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201890127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137032784576512 |