Novos atores não estatais nas políticas públicas de educação em Portugal : o caso da Academia de Líderes Ubuntu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61303 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
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Novos atores não estatais nas políticas públicas de educação em Portugal : o caso da Academia de Líderes UbuntuRegulação da educaçãoPolíticas de educaçãoEducação para a cidadaniaParticipação cívicaDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023Esta investigação tem como tema central a crescente presença e intervenção de atores não estatais na regulação da educação em Portugal. Para tal, o trabalho focou-se na Academia de Líderes Ubuntu (ALU), criada em 2010 pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV). Desde 2017 que a ALU tem vindo a promover um conjunto de iniciativas e atividades em cerca de 414 escolas públicas em Portugal. Mais recentemente, a ALU assumiu-se como um parceiro do Ministério da Educação (ME) no âmbito do Plano de Recuperação de Aprendizagens (PRA), sinalizando a relevância que estes atores têm vindo a assumir nas políticas públicas de educação. O quadro teórico adotado neste trabalho concetualiza as políticas públicas como resultado da intervenção de múltiplos atores (estatais e não estatais), tendo-se recorrido à regulação da educação e às estratégias de política como conceitos chave para compreender de que modo os atores não estatais procuram influenciar e participar nas políticas educativas. Tratou-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise documental, a observação e entrevistas a atores chave. A técnica de tratamento de dados escolhida foi a análise de conteúdo. Os dados recolhidos permitiram reunir evidências sobre diferentes estratégias utilizadas pela ALU, a saber: produção e disseminação de conhecimento; criação de redes, estabelecendo ligações com outros atores; o recurso ao financiamento de experiências piloto; apoio a movimentos sociais. A ativação destas estratégias tem permitido à ALU aumentar e consolidar a sua visibilidade e intervenção na educação, ambicionando afirmar a filosofia Ubuntu como um “novo paradigma educacional”.The central theme of this research is the growing presence and intervention of non-state actors in education governance in Portugal. To this end, the work focused on the Ubuntu Leaders Academy, created in 2010 by the Instituto Padre António Vieira. Since 2017, the Ubuntu Leaders Academy has been promoting a series of initiatives and activities in around 414 public schools in Portugal. More recently, the Ubuntu Leaders Academy has become a partner of the Ministry of Education in the context of the Learning Recovery Plan, signalling the importance that these non-actors have been assuming in public education policies. Given this context, the theoretical framework adopted in this work conceptualizes public policies as the result of the intervention of multiple (state and non-state) actors, having used the regulation of education and policy strategies as key concepts to understand how non-state actors seek to influence and participate in education policies. This was a qualitative study, of exploratory nature, using as data collection techniques the document analysis, observation and interviews of key actors. The data treatment technique chosen was the content analysis. The data collected allowed the gathering of evidences on different strategies used by the Ubuntu Leaders Academy, namely: producing and disseminating knowledge; creating networks, establishing links with other actors; funding pilot experiences; supporting social movements. The activation of these strategies has allowed the Ubuntu Leaders Academy to increase and consolidate its visibility and intervention in education, with the ambition of affirming the Ubuntu philosophy as a "new educational paradigm".Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Joana Sofia de Figueiredo Santos2023-12-13T13:15:46Z20232023-10-052023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:56.276002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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