Integração escolar e sucesso educativo na perspectiva de uma comunidade cigana: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/95 |
Resumo: | O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da educação intercultural. Tem como principal objectivo investigar a integração escolar dos adultos ciganos, a relação entre a cultura escolar e a cultura cigana e o sucesso escolar desses alunos. No processo de investigação usou-se a metodologia quantitativa correlacionada com a qualitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1º ciclo do distrito do Porto, frequentada por um grande número de crianças ciganas. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 5 anos (no período de 2001 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes/alunos e encarregados de educação. Analisamos ainda registos de frequência de alunos que atingiram o limite de idade sem terem terminado o 1º ciclo. De um modo geral, verifica-se que estes alunos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação. É significativo o número de retenções no 2º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce das raparigas. É de referenciar ainda, que muitas crianças não frequentam o ensino pré-escolar. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural. |
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O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da educação intercultural. Tem como principal objectivo investigar a integração escolar dos adultos ciganos, a relação entre a cultura escolar e a cultura cigana e o sucesso escolar desses alunos. No processo de investigação usou-se a metodologia quantitativa correlacionada com a qualitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1º ciclo do distrito do Porto, frequentada por um grande número de crianças ciganas. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 5 anos (no período de 2001 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes/alunos e encarregados de educação. Analisamos ainda registos de frequência de alunos que atingiram o limite de idade sem terem terminado o 1º ciclo. De um modo geral, verifica-se que estes alunos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação. É significativo o número de retenções no 2º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce das raparigas. É de referenciar ainda, que muitas crianças não frequentam o ensino pré-escolar. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural. |
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