Espaço e tempo no ensino da história e geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Teodoro Martinho Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1654
Resumo: Desde sempre, o Homem sentiu uma necessidade tremenda de dominar não só o espaço como também o tempo. A sua curiosidade e determinação jamais o faziam crer da enorme complexidade em torno de dois conceitos tão complexos. O presente estudo, agora concluído, fez parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no domínio da História e Geografia de Portugal. Neste sentido, pretendeu-se saber qual a importância que as noções de espaço e de tempo assumem na construção do saber histórico, que fatores estão na génese do não desenvolvimento destas noções e, se é possível criar estratégias pedagógicas para desenvolver estas noções. Ao longo do presente estudo foi realizada uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, cujos participantes foram 54 alunos do 5.º ano de escolaridade. Como instrumento de recolha de dados optou-se pela observação-participante, sendo esta coadjuvada por notas tomadas ao longo de todo o quadro de regências em H.G.P, pela análise documental de testes de avaliação e outros trabalhos realizados pelos alunos e, ainda, pela realização de um inquérito.
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