Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Margarida Quinta e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23434
Resumo: Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.
id RCAP_cc9060f018961ea8992f237038c9050e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoScientific posture promotion in teacher training: exploratory studyFormação de professoresPostura científicaCultura investigativaTeacher trainingScientific postureInvestigative cultureInterrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.Questioning the reality and solve problems - assumptions of the scientific method - reflect clearly the way we understand training in real context nowadays. This way we be able to clarify the understanding of the notion of scientific posture and we will present results relative of various moments when, along their academic path, students are faced with this spirit of investigative culture.Universidade da CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, DanielaCosta, Margarida Quinta e2017-11-15T16:46:33Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23434porGonçalves, D., Quinta e Costa, M. (2015). Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-234- A6-2371138-166310.17979/reipe.2015.0.06.6122386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:42:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:08.626993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Scientific posture promotion in teacher training: exploratory study
title Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Daniela
Formação de professores
Postura científica
Cultura investigativa
Teacher training
Scientific posture
Investigative culture
title_short Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Daniela
author_facet Gonçalves, Daniela
Costa, Margarida Quinta e
author_role author
author2 Costa, Margarida Quinta e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniela
Costa, Margarida Quinta e
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Postura científica
Cultura investigativa
Teacher training
Scientific posture
Investigative culture
topic Formação de professores
Postura científica
Cultura investigativa
Teacher training
Scientific posture
Investigative culture
description Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-11-15T16:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23434
url http://hdl.handle.net/10400.14/23434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, D., Quinta e Costa, M. (2015). Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(6), A6-234- A6-237
1138-1663
10.17979/reipe.2015.0.06.612
2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885442433024