Comunicação em música de câmara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sérgio Afonso Tavares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12753
Resumo: O presente estudo procurou verificar qual o impacto do uso consciente de linguagem verbal e não-verbal no decorrer de um ensaio de música de câmara, a alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes de uma escola profissional de música. O estudo foi desenvolvido com recurso a duas gravações áudio de três diferentes formações de música de câmara em ambiente de aula. Na primeira observação, o grupo ensaiou sem intervenção do investigador. De seguida, foi feita uma sessão explicativa dos conceitos de comunicação e liderança e aconselhado do seu emprego durante o seguinte ensaio. Foi então que se recorreu à segunda gravação deste estudo. A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados entre os dois ensaios e entre grupos. Os resultados indicam a existência de uma clara influência na relação entre o uso consciente de linguagem verbal e não-verbal por parte dos alunos, no tempo de aproveitamento do ensaio de música de câmara. Os grupos em que os membros partilham uma linguagem comum, verbal e não-verbal, assim como a sua posição no seio do grupo, tendem a demonstrar melhores indicadores de gestão do tempo de ensaio, levando a que o ensaio se torne mais eficaz.
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