A sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente de uma UCC do norte do país: efeito de intervenções de enfermagem comunitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12795 |
Resumo: | Introdução: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório” que integra o plano de estudos do 2º ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de forma a refletir de forma crítico-reflexiva nas competências desenvolvidas durante o estágio. O mesmo decorreu no período compreendido entre 12 de setembro de 2022 e 10 de fevereiro de 2023, na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Baião e na Unidade de Saúde Pública (USP) do Marco, integradas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Tâmega. Objetivos: Descrever as atividades realizadas ao longo do estágio e refletir sobre as competências desenvolvidas ao longo do mesmo, bem como apresentar as fases da metodologia do planeamento em saúde, desde o diagnóstico de situação até à avaliação das intervenções. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do planeamento em saúde, concretizando-se o diagnóstico de situação em saúde e a avaliação final através da realização de um estudo que assenta no paradigma de investigação quantitativo do tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra de 31 cuidadores informais (CI) de pessoas dependentes que faziam parte da área de abrangência da UCC de Baião e recebiam cuidados da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) no período de 4 a 31 de janeiro de 2023. A recolha de dados foi realizada através de um formulário, aplicado aos CI pela investigadora no domicílio dos mesmos. Os dados foram tratados estatisticamente através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), com recurso à estatística descritiva inferencial, sendo aplicados os testes t-student, ANOVA, MannWhitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Resultados: Do total da amostra (n=31 CI), a maioria era do género feminino (93,5%), enquadrada no grupo etário dos 45 – 55 anos (64,5%), possuía o estado civil casado (77,4%), detinha a escolaridade de 1º ciclo (48,4%), uma situação perante o trabalho de desempregado (29%) e doméstico (29%), apresentava grau de parentesco com a pessoa cuidada de filho/a (54,8%) e coabitava com a pessoa cuidada (74,2%). A maioria dos CI apresentavam sobrecarga intensa (54,8%), observando-se diferenças estatísticas significativas entre a média da “Pontuação total da Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC)” dos CI com diferente estado civil (ANOVA: p < 0,043), sendo que os solteiros apresentavam uma média da pontuação mais elevada (77,80 > 55,83), ou seja, apresentavam uma maior sobrecarga do que os casados. A média de ordenação das “Categorias da ESC” difere significativamente entre os CI de diferente grupo etário (U de Mann-Whitney: p ≤ 0,015), sendo que os CI com 65 e mais anos apresentaram uma média de ordenação mais elevada (21,56 > 13,73), ou seja, os CI mais velhos apresentavam maior sobrecarga. Constatou-se que a sobrecarga dos CI diminui após as ações formativas, sendo que a média da sobrecarga do CI no momento 1 difere de forma altamente significativa da média da sobrecarga do CI no momento 2 (t de Student: p < 0,000). Conclusão: As intervenções formativas, realizadas no âmbito da enfermagem comunitária, contribuíram para a diminuição da sobrecarga dos CI de pessoas dependentes. Esta unidade curricular possibilitou o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. |
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A sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente de uma UCC do norte do país: efeito de intervenções de enfermagem comunitáriaCuidador InformalSobrecargaPessoa DependenteEnfermagem ComunitáriaIntrodução: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório” que integra o plano de estudos do 2º ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de forma a refletir de forma crítico-reflexiva nas competências desenvolvidas durante o estágio. O mesmo decorreu no período compreendido entre 12 de setembro de 2022 e 10 de fevereiro de 2023, na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Baião e na Unidade de Saúde Pública (USP) do Marco, integradas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Baixo Tâmega. Objetivos: Descrever as atividades realizadas ao longo do estágio e refletir sobre as competências desenvolvidas ao longo do mesmo, bem como apresentar as fases da metodologia do planeamento em saúde, desde o diagnóstico de situação até à avaliação das intervenções. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do planeamento em saúde, concretizando-se o diagnóstico de situação em saúde e a avaliação final através da realização de um estudo que assenta no paradigma de investigação quantitativo do tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra de 31 cuidadores informais (CI) de pessoas dependentes que faziam parte da área de abrangência da UCC de Baião e recebiam cuidados da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) no período de 4 a 31 de janeiro de 2023. A recolha de dados foi realizada através de um formulário, aplicado aos CI pela investigadora no domicílio dos mesmos. Os dados foram tratados estatisticamente através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), com recurso à estatística descritiva inferencial, sendo aplicados os testes t-student, ANOVA, MannWhitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Resultados: Do total da amostra (n=31 CI), a maioria era do género feminino (93,5%), enquadrada no grupo etário dos 45 – 55 anos (64,5%), possuía o estado civil casado (77,4%), detinha a escolaridade de 1º ciclo (48,4%), uma situação perante o trabalho de desempregado (29%) e doméstico (29%), apresentava grau de parentesco com a pessoa cuidada de filho/a (54,8%) e coabitava com a pessoa cuidada (74,2%). A maioria dos CI apresentavam sobrecarga intensa (54,8%), observando-se diferenças estatísticas significativas entre a média da “Pontuação total da Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC)” dos CI com diferente estado civil (ANOVA: p < 0,043), sendo que os solteiros apresentavam uma média da pontuação mais elevada (77,80 > 55,83), ou seja, apresentavam uma maior sobrecarga do que os casados. A média de ordenação das “Categorias da ESC” difere significativamente entre os CI de diferente grupo etário (U de Mann-Whitney: p ≤ 0,015), sendo que os CI com 65 e mais anos apresentaram uma média de ordenação mais elevada (21,56 > 13,73), ou seja, os CI mais velhos apresentavam maior sobrecarga. Constatou-se que a sobrecarga dos CI diminui após as ações formativas, sendo que a média da sobrecarga do CI no momento 1 difere de forma altamente significativa da média da sobrecarga do CI no momento 2 (t de Student: p < 0,000). Conclusão: As intervenções formativas, realizadas no âmbito da enfermagem comunitária, contribuíram para a diminuição da sobrecarga dos CI de pessoas dependentes. Esta unidade curricular possibilitou o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.Report” which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Course in Community Nursing, at the Escola Superior de Saúde, at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, in order to reflect in a critical-reflective way on the skills developed during the internship. The same took place in the period between September 12, 2022 and February 10, 2023, at the Care Unit in Community (UCC) of Baião and the Public Health Unit (USP) of Marco, integrated into the Health Center Group (ACES) Baixo Tâmega. Objectives: Describe the activities carried out throughout the internship and reflect on the skills developed throughout it, as well as present the phases of the health planning methodology, from situation diagnosis to the evaluation of interventions. Methodology: The health planning methodology was applied, carrying out the diagnosis of the health situation and the final assessment through the carrying out of a study based on the quantitative research paradigm of the descriptive-correlational and transversal type, in a sample of 31 informal caregivers (IC) of dependent people who were part of the coverage area of the UCC of Baião and received care from the Integrated Continuous Care Team (ECCI) in the period from 4 to 31 January 2023. Data collection was carried out through a form, applied to the IC by the researcher at their home. The data were treated statistically using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), using inferential descriptive statistics, using the t-student, ANOVA, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis and Wilcoxon tests. Results: Of the total sample (n=31 CI), the majority were female (93.5%), within the age group of 45 – 55 years (64.5%), and had a married marital status (77, 4%), had primary school education (48.4%), a situation involving unemployed work (29%) and domestic work (29%), and a degree of kinship with the person caring for their child (54. 8%) and lived with the person being cared for (74.2%). The majority of CI had intense overload (54.8%), with significant statistical differences being observed between the mean “Total score of the Caregiver Burden Scale (ESC)” of CI with different marital status (ANOVA: p < 0.043), with single people having a higher average score (77.80 > 55.83), that is, they had a greater burden than married people. The mean ranking of the “ESC Categories” differs significantly between CI of different age groups (MannWhitney U: p ≤ 0.015), with CI aged 65 and over having a higher mean ranking (21. 56 > 13.73), that is, older CI had greater overload. It was found that CI overload decreases after training actions, with the mean IC overload at moment 1 differing highly significantly from the mean CI overload at moment 2 (t-student: p < 0.000). Conclusion: The training interventions, carried out within the scope of community nursing, contributed to reducing the CI burden of dependent people. This curricular unit enabled the development of the skills of the Nurse Specialist in Community Nursing in the area of Community Health and Public Health Nursing.2024-09-06T09:19:59Z2024-06-27T00:00:00Z2024-06-272024-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12795porMoura, Rafaela Catarina Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-08T02:04:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-08T02:04:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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