O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3758
Resumo: Sobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.
id RCAP_cce90f1eeff1b8c483c5c611338807a6
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusãoInclusãoLiteratura InfantilLivro MultiformatoCrianças com DeficiênciaCrianças com Necessidades Educativas EspeciaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.Sousa, Célia Maria Adão Oliveira AguiarIC-OnlineGraça, Sónia Isabel da Costa Pereira2019-01-23T11:48:24Z2018-10-122018-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3758TID:202153010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:48.240967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
title O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
spellingShingle O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira
Inclusão
Literatura Infantil
Livro Multiformato
Crianças com Deficiência
Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
title_full O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
title_fullStr O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
title_full_unstemmed O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
title_sort O livro multiformato como recurso didático e pedagógico para valorizar as diferenças e promover a inclusão
author Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira
author_facet Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Adão Oliveira Aguiar
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Sónia Isabel da Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Literatura Infantil
Livro Multiformato
Crianças com Deficiência
Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão
Literatura Infantil
Livro Multiformato
Crianças com Deficiência
Crianças com Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Sobre a aceitação de todos e sobre as práticas inclusivas é desconhecida a perceção das crianças e jovens. Perante tal facto, com este trabalho de investigação pretende-se apurar esse mesmo saber, sensibilizando os alunos para a inclusão. As novas orientações para a inclusão em meio escolar, que revogaram o anterior Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, estabelecem os princípios e as normas que garantem a inclusão, para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa e identificam ainda as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação. A necessidade da criação de um livro multiformato, uma leitura acessível a todos, da história, “Uma Viagem Diferente”, escrita e da autoria da investigadora, que abordasse o tema das pessoas com deficiência foi o recurso criado no âmbito do estudo de caso da investigação para a valorização das diferenças e para a promoção da inclusão, destinado a todas as crianças do ensino básico. Daí a necessidade da abordagem prévia à literatura infantil, nas mais variadas vertentes, finalizando o conceito com os alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia assentou numa investigação de caráter qualitativo e quantitativo, incidindo na realização de entrevistas a docentes e na aplicação de questionários a alunos do 1.º e do 3.º ciclos após a apresentação, contacto e leitura da história do livro multiformato. Pela recolha, tratamento e discussão dos resultados aferiu-se que a inclusão se encontra enraizada nos alunos, apesar de não existirem práticas notórias de inclusão na escola/sociedade. As docentes evidenciaram que a aceitação de alunos com deficiência nas turmas do ensino regular é benéfica, destacando-se a falta de técnicos, de uma VII equipa multidisciplinar e a necessidade de apoio especializado por forma a poderem chegar ao encontro de todos os alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-12
2018-10-12T00:00:00Z
2019-01-23T11:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3758
TID:202153010
url http://hdl.handle.net/10400.8/3758
identifier_str_mv TID:202153010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136971606458368